TCE-MS
Programa da Primeira Infância do Ttribunal de Contas é apresentado em reunião de Comitê Técnico do IRB
29/11/2023
10:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O coordenador geral do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância do TCE-MS, conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira, participou nesta terça feira, 28 de novembro, da reunião do Comitê da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB), em Fortaleza. A reunião faz parte da programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC).
A reunião foi coordenada pelo presidente do CTPI-IRB, conselheiro Edson Ferrari, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), que apresentou a proposta para a realização da primeira edição do Encontro Nacional da Primeira Infância, a ser sediado em Manaus, no final do primeiro semestre do próximo ano.
A nova edição do livro A Primeira Infância e os Tribunais de Contas, tendo como tema principal as desigualdades e os seus reflexos sobre as crianças de zero a seis anos, foi o segundo projeto apresentado. A exemplo da primeira edição, o livro deverá contar com artigos de especialistas e boas práticas dos órgãos de controle externo de todo o país.
Na reunião, os conselheiros também trataram do projeto que prevê a instituição, pelo Instituto Rui Barbosa, do Selo Tribunais de Contas e Primeira Infância, destinado a reconhecer e premiar as melhores iniciativas e ações voltadas à garantia dos direitos das crianças, tanto por entidades públicas quanto por outros atores sociais.
A parte final da reunião foi reservada à apresentação das boas práticas de tribunais de contas em matéria de primeira infância. O conselheiro substituto do TCE-MS, Célio Lima de Oliveira, apresentou o trabalho que está sendo desenvolvido em Mato Grosso do Sul, destacando a parceria firmada pelo TCE-MS com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Associação dos Municípios do Estado. “Identificamos que o Comitê deveria ser ampliado, envolver todas as instituições porque a falta de políticas públicas interfere no trabalho de todos eles. A partir daí decidimos que a nossa primeira luta seria a questão da falta de vagas nas creches – 30 mil faltando no estado, 10 mil só na capital”.
O conselheiro substituto ressaltou que a iniciativa fez com que os gestores da Capital se movimentassem e ofertassem sete mil novas vagas já em 2024. Célio Lima de Oliveira ainda destacou o incentivo a governança colaborativa. “No estado de Mato Grosso do Sul existe um programa chamado Apoio ao Municipalismo que vai concentrar todas as ações da primeira infância e a partir daí eles vão ajudar os municípios a implementar as políticas públicas necessárias para atender as crianças nessa faixa etária. Estamos trabalhando a construção de uma estrutura sustentável para que no ano que vem a gente vá para os municípios implementar o PMPI, tendo o Estado como referência.”
O Congresso
O III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão quatro dias de programação, 57 atividades, 102 palestrantes e 1,5 mil inscritos.
Acompanhe a cobertura completa e apresentações dos painelistas no site da Atricon. A programação pode ser acessada diretamente no site do Congresso e conta com palestras, encontros técnicos, reuniões e outras atividades, como oficinas e capacitação.
O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), com o patrocínio do Sebrae, da Água Mineral Natural Indaiá, do Banco do Nordeste e do Governo Federal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula propõe governança multilateral para inteligência artificial em discurso no Fórum do Brics
Leia Mais
Com apoio de Lula, Edinho Silva desponta como favorito para presidir o PT
Leia Mais
Filho diz que matou a mãe em Glória de Dourados após ser impedido de sair para comprar drogas
Leia Mais
Assinatura digital pelo Gov.br cresce 92% e facilita burocracias, mas exige atenção com segurança
Municípios