Política / Eleições 2026
Bolsonaro pede união da direita e declara apoio à pré-candidatura de Flávio
Carta lida pelo senador nas redes sociais ocorre após crise interna no PL e pedido para que diferenças sejam deixadas de lado
11/07/2026
11:00
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou, por meio do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), uma carta em que pede união de apoiadores em torno da pré-candidatura do filho à Presidência da República. O documento foi apresentado neste sábado, 11 de julho, após visita de Flávio ao pai, que cumpre prisão domiciliar.
Na carta, Bolsonaro afirma que o momento político exige mobilização e pede que eventuais divergências sejam superadas. O texto coloca Flávio como seu pré-candidato e porta-voz, em uma tentativa de reforçar a direção política do grupo bolsonarista.
A manifestação ocorre em meio a tensões internas no PL, especialmente após o embate público entre Flávio e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que deixou recentemente a presidência do PL Mulher e lançou o movimento Imparáveis.
Durante transmissão nas redes sociais, Flávio leu o documento e disse que a mensagem deixa clara a orientação do ex-presidente para o campo conservador. Segundo o senador, a carta busca evitar ruídos, falas conflitantes ou movimentos paralelos à sua pré-campanha.
“Isso é muito importante para evitar que existam falas conflituosas ou direções diferentes que, porventura, alguém possa estar seguindo em paralelo à nossa pré-campanha”, afirmou Flávio Bolsonaro.
No texto, Bolsonaro afirma estar saudoso do contato com o povo e diz que escreve em um momento decisivo para o futuro do país. Em seguida, pede empenho dos apoiadores pela pré-candidatura de Flávio.
“O momento é de arregaçar as mangas, deixarmos de lado as possíveis diferenças e cada um se empenhar pelo nosso pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro”, escreveu o ex-presidente.
Bolsonaro também afirmou confiar no filho para conduzir o país, chamando o senador de seu porta-voz. A mensagem foi interpretada como uma tentativa de unificação da base política em torno do nome de Flávio.
Durante a live, o senador também mencionou a existência de supostos “ataques orquestrados” contra sua candidatura e disse haver pessoas que estariam aguardando o momento certo para aderir publicamente ao projeto eleitoral.
A divulgação da carta acontece após semanas de desgaste interno no partido. No fim de junho, Michelle Bolsonaro publicou vídeos em que afirmou ter sido “humilhada” e “desrespeitada” por Flávio Bolsonaro.
O senador negou ter ofendido a madrasta e pediu desculpas caso alguma atitude tenha sido interpretada dessa forma. O episódio, no entanto, ampliou a tensão dentro do bolsonarismo e expôs divergências sobre estratégias eleitorais e articulações estaduais.
Depois da crise, Michelle deixou o comando do PL Mulher. O presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, extinguiu a presidência nacional da ala feminina, mantendo apenas os diretórios estaduais.
Em seguida, a ex-primeira-dama lançou o movimento Imparáveis, voltado à mobilização feminina na política. O novo grupo nasceu a partir da estrutura construída por Michelle no PL Mulher, mas aliados afirmam que a iniciativa não terá vínculo partidário formal.
Na transmissão deste sábado, Flávio disse que a carta mostra a direção a ser seguida por apoiadores de Jair Bolsonaro. O senador também defendeu a necessidade de organização para a disputa eleitoral e afirmou que o Congresso eleito em 2027 poderá ter composição mais alinhada à direita.
Entre as bandeiras citadas por ele estão o endurecimento no combate ao crime e a redução da maioridade penal. O discurso reforça a tentativa de consolidar a pré-candidatura em meio a disputas internas e à necessidade de pacificação no partido.
A carta também busca reduzir o impacto político do racha com Michelle, considerada por aliados uma figura importante para a mobilização do eleitorado feminino e evangélico.
Com a manifestação de Jair Bolsonaro, Flávio tenta se apresentar como nome autorizado pelo pai para liderar o projeto presidencial do grupo em 2026.
Brasília, 11 de julho de 2026
Carta aos brasileiros
Saudoso do contato com o povo, ao qual devo lealdade, escrevo num momento de decisão para o futuro de todos nós.
O momento é de arregaçar as mangas, deixarmos de lado as possíveis diferenças e cada um se empenhar pelo nosso pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro, a melhor opção para livrarmos o Brasil da corrupção, da violência e do empobrecimento.
Meu pré-candidato, creio o seu também, meu porta-voz, no qual confio para resgatar o Brasil e nos conduzir para a paz e a prosperidade.
Um afetuoso abraço a todos, na certeza de que, juntos, tudo faremos pela nossa pátria. Deus, pátria, família e liberdade.
Jair Bolsonaro
A carta passa a integrar a estratégia de Flávio para tentar organizar a base bolsonarista antes das convenções partidárias e reduzir os efeitos da crise interna no PL. O desafio do senador será transformar o gesto do pai em unidade política efetiva dentro do partido e entre os grupos aliados.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bataguassu troca cabos por energia solar para evitar furtos na entrada da cidade
Leia Mais
Rio Verde abre processo seletivo para Agente Comunitário de Saúde
Leia Mais
Defeso eleitoral restringe publicidade e atos públicos em MS até outubro
Leia Mais
Michelle lança “Imparáveis” para manter mobilização feminina após deixar PL Mulher
Municípios