Campo Grande (MS), Sexta-feira, 17 de Julho de 2026

Clima / Alerta

Vendavais, calor de 38°C e umidade de 10% elevam risco de incêndios em MS

Inmet aponta situação de perigo nesta sexta-feira, com rajadas de até 100 km/h, tempo seco e ausência de chuva nos próximos dias

17/07/2026

07:15

MDX

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Mato Grosso do Sul enfrenta nesta sexta-feira, 17 de julho, uma combinação perigosa de ventos fortes, calor intenso e umidade extremamente baixa. O cenário aumenta o risco de incêndios florestais, danos em estruturas e problemas de saúde em várias regiões do Estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “perigo” para vendavais, com velocidades estimadas entre 60 km/h e 100 km/h. As rajadas podem provocar queda de árvores, destelhamentos, danos na rede elétrica e deslocamento de objetos soltos.

Ao mesmo tempo, a previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) indica que a umidade relativa do ar poderá variar entre 10% e 30%. Nos pontos mais secos, o índice se aproxima das condições encontradas em regiões desérticas.

Temperaturas podem chegar a 38°C

O calor acima da média deve persistir por influência de uma massa de ar quente, descrita como uma bolha de calor. Nesta sexta-feira, as máximas deverão ficar entre 30°C e 36°C, com possibilidade de atingir 38°C até a próxima segunda-feira, 20 de julho.

Na quinta-feira, 16 de julho, Pedro Gomes registrou a maior temperatura de Mato Grosso do Sul, com 36,2°C. Em Nhumirim, na região do Pantanal, e em Corumbá, os termômetros alcançaram 35,6°C.

Porto Murtinho teve máxima de 34,3°C, enquanto Campo Grande chegou a 32,1°C. A umidade caiu para 26% em Água Clara e Paraíso das Águas, além de permanecer abaixo do nível recomendado em outros municípios.

Estado deve permanecer sem chuva

Segundo o Cemtec, não há previsão de acumulados significativos de chuva nos próximos sete dias. A manutenção do tempo firme favorece o ressecamento da vegetação e deixa o solo mais vulnerável à propagação do fogo.

Outro fator de preocupação é a atuação do jato de baixos níveis, corrente de ar que pode intensificar os ventos sobre Mato Grosso do Sul. Com rajadas fortes, focos pequenos de incêndio podem se espalhar rapidamente e alcançar áreas extensas.

A combinação entre vegetação seca, temperaturas elevadas, umidade crítica e ventos intensos cria condições favoráveis para o início e o avanço de incêndios em propriedades rurais, áreas de preservação, terrenos urbanos e margens de rodovias.

Cuidados com a saúde e a segurança

A população deve evitar qualquer uso de fogo para limpeza de terrenos, queima de resíduos ou manejo de pastagens. Também é recomendável não jogar pontas de cigarro em áreas com vegetação seca.

Durante os períodos de vento forte, a orientação é manter distância de árvores, postes, placas, coberturas metálicas e estruturas frágeis. Objetos que possam ser levados pelo vento devem ser recolhidos ou fixados.

Para reduzir os efeitos do tempo seco, é importante aumentar o consumo de água, evitar atividades físicas intensas e limitar a exposição ao sol nos horários mais quentes. Crianças, idosos, pessoas com doenças respiratórias e animais precisam de atenção redobrada enquanto as condições críticas persistirem.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: