Interior / Ribas do Rio Pardo
Com apoio da Suzano, Ribas do Rio Pardo lança protocolos de atendimento a mulheres vítimas de violência
Parceria público-privada estabelece fluxos padronizados para acolhimento, encaminhamento e acompanhamento das vítimas pela rede local de proteção
03/12/2025
12:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Ribas do Rio Pardo deu um passo importante no fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres ao lançar, com apoio da Suzano, os novos Fluxos e Protocolos de Atendimento à Mulher Vítima de Violência. O evento, realizado em 28 de novembro, reuniu representantes da empresa, da Childhood Brasil, da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).
De acordo com Leonardo Mendonça Pimenta, diretor de Operações Industriais da Suzano, o lançamento integra um conjunto de ações estruturantes de desenvolvimento social promovido pela companhia no município. “A Suzano entende que o enfrentamento à violência contra a mulher exige articulação, método e compromisso permanente. Ao fomentar a construção desses fluxos e protocolos em Ribas do Rio Pardo, contribuímos para que a rede de proteção atue de forma integrada, garantindo acesso mais rápido e seguro aos direitos”, afirmou.
A secretária municipal de Assistência Social, Eliane Moura, destacou que o material padroniza procedimentos e melhora a resposta dada às vítimas. “A parceria com a Suzano é crucial para consolidar essa política pública, pois fortalece a rede, viabiliza recursos, qualifica tecnicamente as equipes e garante a sustentabilidade das ações no longo prazo. Os fluxos e protocolos vão otimizar o tempo, garantir a segurança da vítima e permitir que os profissionais foquem na empatia e na comunicação”, explicou.
A desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora estadual da Mulher no TJMS, ressaltou que a iniciativa está alinhada à Política Judiciária Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. “As parcerias institucionais são fundamentais para ampliar a capilaridade das ações e garantir que as políticas públicas cheguem às mulheres em todos os territórios. A colaboração com empresas como a Suzano demonstra que a proteção à mulher é uma responsabilidade compartilhada”, afirmou.
A participação da Suzano na agenda de defesa de direitos no município começou ainda no período de construção da fábrica. Em julho, a empresa apoiou o lançamento da cartilha de fluxos e protocolos de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, reforçando o Sistema de Garantia de Direitos local.
Entre as próximas etapas previstas para a implementação dos novos fluxos estão:
a capacitação continuada das equipes envolvidas;
a integração de tecnologias que qualifiquem os atendimentos;
a ampliação de programas de autonomia econômica para mulheres;
o fortalecimento das ações de prevenção e atendimento à violência no município.
Com a iniciativa, Ribas do Rio Pardo avança na construção de uma rede de proteção mais estruturada, articulada e eficiente, consolidando parcerias que ampliam a segurança, o acolhimento e a garantia de direitos das mulheres.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ex-prefeito de Nioaque é condenado por nepotismo após nomear cunhada e esposa de chefe de gabinete
Leia Mais
Três Lagoas encerra 2025 com última edição do “Oportunidade em Movimento” no Jardim Oiti
Leia Mais
Junior Mochi solicita reforço de veículos para as forças de segurança em Costa Rica, Chapadão do Sul e Dourados
Leia Mais
Zé Teixeira cobra manutenção urgente em trechos das rodovias MS-270 e MS-162 entre Dourados e Itaporã
Municípios