Campo Grande (MS), Sábado, 25 de Outubro de 2025

Arte / Cultura

Escambo UBU encerra circulação em Ponta Porã com espetáculo gratuito na Praça Pedro Manvailer

Projeto percorreu 12 cidades em seis estados e levou teatro também à Bolívia e ao Paraguai; Grupo UBU celebra 34 anos de trajetória

10/09/2025

09:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O projeto Escambo UBU – Fronteiras do Mato Sul encerra nesta quinta-feira (11), em Ponta Porã (MS), a sua circulação nacional e internacional após apresentações em seis estados brasileiros e ações em territórios da Bolívia e do Paraguai.

O encerramento será marcado pela apresentação gratuita da peça “Uma Moça na Cidade”, às 19h30, na Praça Pedro Manvailer, no centro da cidade. Antes do espetáculo, às 18h, haverá um momento de mediação e vivência entre elenco e público, aproximando a comunidade da linguagem artística do Grupo UBU, que completa 34 anos de carreira.

O espetáculo

Escrito e dirigido por Anderson Bosh, o texto conta as desventuras de Ambrosina, uma jovem do interior que se apaixona ao se mudar para a cidade grande, mas não tem o amor correspondido. Ambientada em Campo Grande nos anos 1950, a peça mistura humor, bordões populares e uma encenação marcada pela sincronia dos atores.

Significado do encerramento

Para Bosh, finalizar a circulação em Ponta Porã tem caráter simbólico:

“Esse projeto nasceu do desejo de percorrer faixas de fronteira, sejam elas interestaduais ou internacionais. Agora, em Ponta Porã, seguimos reafirmando esse espírito de intercâmbio cultural: transformar limites em encontros”, afirmou o diretor.

O ator e produtor Edner Gustavo também destacou o caráter itinerante do grupo:

“O Escambo reafirma o espírito mambembe do nosso trabalho: democratizar o acesso à arte e mostrar que o teatro pode acontecer em qualquer lugar.”

A jornada do Escambo UBU

  • Apresentações em cidades de MS, MT, GO, PR, SP e MG

  • Intercâmbios culturais com comunidades da Bolívia e do Paraguai

  • Projeto viabilizado pelo edital Rede das Artes – Bolsa Myriam Muniz de Teatro (Funarte)

  • Proposta: levar teatro a territórios afastados dos grandes centros, onde cultura é desejo e resistência

Ficha técnica

  • Direção e dramaturgia: Anderson Bosh

  • Produção executiva e logística: Douglas Moreira e Edner Gustavo

  • Elenco: Anderson Bosh, Douglas Moreira e Edner Gustavo

  • Música e preparação vocal: Ewerton Goulart

  • Iluminação: Nathália Maluf

  • Sonoplastia: Nilce Maciel

  • Vivências: Kelly Queiroz

  • Registro audiovisual: Karen Freitas e Bruna Fagundes

  • Coordenação pedagógica: Douglas Caetano

  • Design gráfico: Vaca Azul

Acompanhe bastidores e registros no Instagram: @grupoubu

Serviço

Escambo UBU – Fronteiras do Mato Sul

Espetáculo: Uma Moça na Cidade

Data: Quinta-feira, 11 de setembro

Horário: 19h30 (vivência com o público às 18h)

Local: Praça Pedro Manvailer – Rua Antônio João, esquina com Rua Sete de Setembro, Centro de Ponta Porã (MS)

Entrada gratuita | Classificação livre


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: