Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

ARTIGO

Seja otimista e nunca diga não sei, não consigo!

24/01/2023

10:20

Wilson Aquino*

Um dos grandes obstáculos do crescimento humano nos aspectos moral, espiritual e profissional, é sua dificuldade de encarar os desafios com força e otimismo necessários para dominá-los, superá-los e sair vitorioso. O indivíduo (homens e mulheres) têm mais facilidade de exercer a fé negativa, de que não consegue, não sabe ou não aprende, do que ao contrário.

É muito comum um jovem começar algo novo nos estudos ou no trabalho e em pouco tempo achar que não consegue dominar aquele conhecimento com competência e sabedoria.

Se esquece ou não sabe, provavelmente porque foi pouco instruído, inclusive dentro do próprio lar, sobre a importância do pensamento positivo diante dos embates da vida.

Se esquece ou não sabe sobre o poder da mente humana de dominar absolutamente qualquer conhecimento, desde que os devidos esforços sejam evidenciados em todas as fases do processo.

Quando a pessoa recebe o desconhecido para aprender e dominar e logo diz: “eu não vou conseguir”, “isso é muito difícil”, ela já está se sentenciando ao fracasso pelo uso da “fé negativa”. Ou seja, se você mesmo já está impondo barreiras, dizendo a ele (cérebro) que algo é muito difícil de ser alcançado, como espera obter um resultado diferente?

Ao contrário disso também é verdadeiro. Ou seja, por mais que o desafio seja grande, a partir do momento em que a pessoa olha para ele e diz: Eu vou dar conta! Eu vou fazer! Eu consigo! O resultado certamente será outro.

Sabe por quê os judeus são, na sua maioria, prósperos profissionalmente? Estudos e pesquisas já detectaram há tempos que um dos principais motivos é que desde criança eles são “doutrinados” pelos pais com extraordinário otimismo sobre o futuro promissor daquela criança: “...filhinho será um grande banqueiro”, “...filhinho será um grande empresário”, ...

A criança cresce com esse tratamento, mesmo atingindo a adolescência e a juventude. Dessa forma, ele acaba indo para o mercado de trabalho muito bem preparado psicologicamente e espiritualmente para se tornar um grande profissional.

Deus é o maior estimulador da vitória de todo indivíduo. Ele ama cada um e nos conhece inclusive pelo próprio nome. Sabe das nossas forças e limitações. Está sempre disposto a ajudar e a orientar todos aqueles que O buscam ao longo da jornada da vida.

Ele estabeleceu um grandioso Plano de Salvação para a humanidade, que consiste no esforço individual, de crescimento com Ele na mente e no coração. Requisitos básicos para vencer e ter sucesso nesta vida e na eternidade.

O Senhor também nos ensina sermos confiantes, otimistas, alegres. E mais: que ao exercermos a fé Nele, consigamos dominar todos os conhecimentos já revelados e até sermos usados como propagadores de novos conhecimentos em benefício de todos.

E como se não bastasse, ainda nos promete que: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada” (Tg. 1:5)

Ele está sempre nos ensinando sobre como as coisas são difíceis, mas que isso faz parte do Plano, pois se formos perseverantes, se não desistirmos, sairemos vitoriosos. Ele nos diz isso por intermédio das Escrituras Sagradas, como podemos ver em João (16:33): “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

Todos nós podemos fazer o mesmo. Podemos superar os mais gigantescos problemas e limitações que nos forem apresentados.

O segredo é não se abater com as adversidades, não se menosprezar por conta delas e nunca achar que seremos sempre fracassados só porque perdemos uma ou outra batalha. Muito pelo contrário, isso deve nos fortalecer para os novos embates da vida.

Que venham os desafios neste novo ano de 2023! E felizes todos aqueles que os enfrentarão alicerçados na obediência e na fé em Deus e Jesus Cristo, pois esses serão sempre os vitoriosos.

 

*Jornalista e Professor.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: