Cidadania / Serviços Públicos
Mato Grosso do Sul já emitiu cerca de 600 mil novas Carteiras de Identidade Nacional
Documento será obrigatório para beneficiários de programas sociais a partir de 2028 e para toda a população em 2032
18/12/2025
09:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Governo de Mato Grosso do Sul já emitiu 592.950 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) entre 15 de janeiro de 2024 e dezembro de 2025, número que corresponde a aproximadamente 20% da população do Estado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (17) e refletem a aceleração do processo de substituição do antigo RG pelo novo documento unificado em nível nacional.
A CIN passará a ser obrigatória a partir de 2028 para quem deseja ingressar ou permanecer como beneficiário de programas sociais. Já em 2032, o documento será exigido para toda a população brasileira.
A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita para todos os cidadãos. Para emitir o documento, é necessário realizar agendamento prévio por meio do site oficial da Secretaria de Justiça e Segurança Pública:
No dia do atendimento, o cidadão deve apresentar documentos originais, realizar a biometria e concluir o processo de forma rápida no próprio posto de identificação.
O volume de emissões da nova identidade foi maior em 2025, evidenciando a expansão do serviço no Estado:
2024: 291.038 CINs emitidas
2025: 326.572 CINs emitidas
Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o crescimento é resultado direto da interiorização do serviço, da modernização dos processos e da ampliação da rede de atendimento.
O diretor do Instituto de Identificação da Polícia Científica, Daniel Ferreira Freitas, explica que as mudanças tornaram o processo mais simples e eficiente.
“Hoje, o cidadão chega ao posto com os documentos originais, faz a biometria no próprio atendimento e sai com o processo encaminhado em menos tempo. A implantação do sistema online e a ampliação da rede tornaram o atendimento mais rápido, simples e acessível para a população”, destacou.
Em 2024, Mato Grosso do Sul contava com 89 postos de identificação. Já em 2025, foram inauguradas quatro novas unidades, totalizando 93 postos em funcionamento.
Campo Grande:
Hiper Center Itanhangá
Shopping Norte Sul
Corumbá
Santa Rita do Rio Pardo
Além disso, o Estado prevê a abertura de novos postos em Três Lagoas e Dourados. Parte da expansão no interior ocorre por meio de agências integradas ao Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), facilitando o acesso da população aos serviços.
Atualmente, Mato Grosso do Sul disponibiliza mais de 2,5 mil vagas diárias para a confecção da CIN. Com a ampliação da rede, houve um acréscimo de mais de 300 novos agendamentos por dia em comparação com 2024.
A ampliação da capacidade de atendimento busca garantir que a população consiga emitir o documento dentro dos prazos estabelecidos para a obrigatoriedade nacional.
A Carteira de Identidade Nacional utiliza o CPF como número único, reduzindo fraudes e duplicidades, além de facilitar o acesso a serviços públicos e privados. O novo modelo também permite integração com bases nacionais, ampliando a segurança e a confiabilidade das informações.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Vigilância em Saúde do Trabalhador oferece treinamento gratuito de NR 18 para autônomos da construção civil em janeiro
Leia Mais
Suzano abre cinco processos seletivos em Mato Grosso do Sul para Água Clara, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
Leia Mais
Leis de Zé Teixeira garantem reconhecimento estadual a entidades de Dourados e Maracaju
Leia Mais
Governo autoriza IBGE a contratar mais de 39 mil temporários para novos censos; veja a distribuição das vagas
Municípios