Campo Grande (MS), Terça-feira, 18 de Novembro de 2025

Política Internacional

“Merz deveria ter ido num buteco, ter dançado no Pará”, diz Lula após críticas do premiê alemão

Presidente rebate declaração de Friedrich Merz e exalta cultura, culinária e hospitalidade paraenses

18/11/2025

16:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu nesta terça-feira (18) às críticas feitas pelo premiê alemão Friedrich Merz sobre sua estadia no Brasil durante a COP30, realizada em Belém (PA). Em tom firme e bem-humorado, Lula afirmou que Merz teria uma visão muito diferente se tivesse aproveitado a cultura local.

“O primeiro-ministro da Alemanha esses dias se queixou: ‘Ah, eu fui no Pará, mas voltei logo porque eu gosto mesmo é de Berlim’. Ele na verdade devia ter ido num buteco no Pará, devia ter dançado no Pará, devia ter provado a culinária do Pará. Ele perceberia que Berlim não oferece 10% da qualidade que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém”, disse Lula.

A fala ocorreu durante a inauguração da ponte sobre o rio Araguaia, entre Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA).

Pará “saiu do anonimato”, diz Lula

O presidente destacou ainda que a COP30 levou o Pará a um novo patamar de reconhecimento internacional.

“Qualquer parte do mundo sabe hoje que existe o estado do Pará, que existe a cidade de Belém, que é pobre, mas tem um povo generoso como pouca parte do mundo”, afirmou.

O que disse Merz

A reação de Lula veio após Merz criticar a experiência no Brasil. Em discurso na segunda-feira (17), o premiê declarou que ninguém da comitiva alemã teria desejo de permanecer no país:

“Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, especialmente daquele lugar onde estávamos.”

A declaração gerou repercussão internacional e provocou respostas políticas no Brasil, reacendendo debates sobre diplomacia, cultura e o impacto global da COP30.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: