Campo Grande (MS), Segunda-feira, 23 de Junho de 2025

Saúde / Cidadania

Audiência Pública debate desafios da saúde mental nesta segunda-feira na Câmara de Campo Grande

Encontro reúne profissionais, usuários, gestores e entidades de defesa dos direitos humanos em busca de fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

23/06/2025

07:15

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

A Câmara Municipal de Campo Grande realiza, nesta segunda-feira (23), às 9h, uma Audiência Pública com o tema “Entre o Cuidado e o Controle: Qual Saúde Mental Queremos?”, que discutirá os desafios, avanços e retrocessos nas políticas públicas de saúde mental no município.

O debate foi proposto pela vereadora Luiza Ribeiro (PT), presidente da Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e de Direitos Humanos, e contará com a participação de profissionais da saúde, gestores públicos, usuários do sistema, familiares e representantes de entidades que atuam na defesa dos direitos humanos.

A Comissão é formada ainda pela vereadora Ana Portela (PL), pelos vereadores Jean Ferreira (PT), Dr. Jamal (MDB) e Leinha (Avante).

Objetivo do encontro

De acordo com a Câmara, a Audiência Pública tem como foco construir coletivamente propostas para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Um dos resultados será a elaboração de um relatório com as principais demandas e sugestões, que será encaminhado às autoridades responsáveis pela gestão da saúde mental no município, no estado e na esfera federal.

Temas em destaque no debate

  • Medicalização excessiva dos tratamentos

  • Retorno de práticas manicomiais, mesmo após avanços da reforma psiquiátrica

  • Falta de investimentos na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

  • Fortalecimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

  • Garantia dos direitos das pessoas com sofrimento mental e de seus familiares

Local e participação

A audiência ocorre no Plenário Oliva Enciso, na Câmara Municipal de Campo Grande, localizada na Avenida Ricardo Brandão, nº 1.600, Bairro Jatiuka Park. O evento é aberto ao público, especialmente a usuários da rede de saúde mental, familiares e todos os interessados na defesa dos direitos humanos e no aprimoramento da saúde pública.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: