Saúde / Cidadania
Audiência Pública debate desafios da saúde mental nesta segunda-feira na Câmara de Campo Grande
Encontro reúne profissionais, usuários, gestores e entidades de defesa dos direitos humanos em busca de fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)
23/06/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
A Câmara Municipal de Campo Grande realiza, nesta segunda-feira (23), às 9h, uma Audiência Pública com o tema “Entre o Cuidado e o Controle: Qual Saúde Mental Queremos?”, que discutirá os desafios, avanços e retrocessos nas políticas públicas de saúde mental no município.
O debate foi proposto pela vereadora Luiza Ribeiro (PT), presidente da Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e de Direitos Humanos, e contará com a participação de profissionais da saúde, gestores públicos, usuários do sistema, familiares e representantes de entidades que atuam na defesa dos direitos humanos.
A Comissão é formada ainda pela vereadora Ana Portela (PL), pelos vereadores Jean Ferreira (PT), Dr. Jamal (MDB) e Leinha (Avante).
De acordo com a Câmara, a Audiência Pública tem como foco construir coletivamente propostas para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Um dos resultados será a elaboração de um relatório com as principais demandas e sugestões, que será encaminhado às autoridades responsáveis pela gestão da saúde mental no município, no estado e na esfera federal.
Medicalização excessiva dos tratamentos
Retorno de práticas manicomiais, mesmo após avanços da reforma psiquiátrica
Falta de investimentos na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)
Fortalecimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
Garantia dos direitos das pessoas com sofrimento mental e de seus familiares
A audiência ocorre no Plenário Oliva Enciso, na Câmara Municipal de Campo Grande, localizada na Avenida Ricardo Brandão, nº 1.600, Bairro Jatiuka Park. O evento é aberto ao público, especialmente a usuários da rede de saúde mental, familiares e todos os interessados na defesa dos direitos humanos e no aprimoramento da saúde pública.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lipedema: uma doença pouco conhecida, mas com grande impacto na vida das mulheres
Leia Mais
Caixa lança concurso público com 184 vagas e salários de até R$ 14,9 mil
Leia Mais
TSE já tem dois votos favoráveis à perda do cargo; processo pode torná-lo o segundo parlamentar cassado na história da Assembleia de MS
Leia Mais
Gaeco realiza nova ação em Bonito após prisão de empreiteiro apontado como elo em esquemas de fraudes
Municípios