Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

BELA VISTA| Município comemora hoje 110 anos de fundação

20/07/2018

09:31

JE

Prefeitura não divulgou a programação para o aniversário da cidade

Município teve sua emancipação em 1910 ©Divulgação
O município de Bela Vista, que faz divisa com a fronteira com o Paraguai comemora nesta sexta-feira (20), 110 de anos de fundação. Hoje é considerado feriado para os bela-vistenses, no entanto, a prefeitura não informou a programação de aniversário da cidade. 

História para contar

A região onde atualmente se situa o Município de Bela Vista, teve seu devassamento efetuado, a partir de 1531, pelas incursões dos sertanistas portugueses Pero Lopes e Francisco Chaves.

No decorrer do tempo, a área foi palco de sangrentos confrontos entre portugueses e castelhanos e, posteriormente, entre brasileiros e paraguaios, todos com a ânsia de anexar aquelas terras ao seu país de origem.

O tratado de Santo Ildefonso, assinado em 01 de outubro de 1777, reconheceu os direitos do Brasil sobre essa região, restabelecendo como linha de limite o Rio Corrente, atual Rio Apa. Mesmo assim, em 1801, o Capitão Juan Caballero, do exército espanhol, cruzou o Rio Apa, fundou o Forte São José e ali se instalou.

No ano seguinte, forças brasileiras, do Presídio de Miranda, sob o comando do Tenente Francisco Rodrigues do Prado, atacaram e arrasaram o Forte, aprisionando a guarnição; morrendo durante a peleja o Capitão Caballero.

Só então em 1908, o município foi criado, em todavia, a sede municipal só foi elevada à categoria de cidade, por força da Lei nº 772, de 16 de julho de 1918.

Por BRUNA AQUINO *Com informações do IBGE

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: