Campo Grande (MS), Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025

Política / Justiça

Djailson de Souza toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul

Magistrado com mais de 35 anos de carreira assume novo posto por antiguidade e celebra trajetória marcada por dedicação e compromisso com a Justiça

21/10/2025

18:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O magistrado Djailson de Souza tomou posse, na tarde desta terça-feira (21), como desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). A cerimônia, de caráter administrativo, foi realizada no gabinete da Presidência da Corte e marca um novo capítulo na carreira de mais de três décadas dedicadas ao Judiciário sul-mato-grossense.

Promovido por antiguidade ao cargo pelo Órgão Especial do TJMS, em sessão ocorrida no último dia 1º de outubro, Djailson de Souza passa a integrar o segundo grau de jurisdição, consolidando uma trajetória de mais de 35 anos de magistratura e 52 anos de vivência no ambiente forense.

Em seu primeiro discurso como desembargador, Djailson se emocionou ao relembrar sua origem humilde e agradecer o apoio de familiares, amigos e colegas de profissão. Ele fez uma homenagem especial ao juiz aposentado Aleixo Paraguassu, a quem reconheceu como um de seus mentores.

“É com muita satisfação que galgo o último degrau desta carreira que abracei. Para mim, este momento é a coroação de uma trajetória marcada pela dedicação e pelo comprometimento com a Justiça e com os valores que carrego. Para quem vem de origem humilde, filho de lavradores, é um ciclo que se completa”, afirmou o magistrado logo após assinar o termo de posse.

Durante o ato, o novo desembargador ressaltou o compromisso com a serenidade e o cuidado na análise dos processos, destacando que a experiência acumulada ao longo da carreira reforça seu senso de responsabilidade. “Depois de 52 anos em ambiente forense e 35 de magistratura, tenho uma preocupação muito grande com meu jeito de trabalhar: examinar tudo com muito cuidado para decidir com serenidade”, declarou.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Dorival Renato Pavan, parabenizou o novo integrante da Corte e destacou sua contribuição ao longo da carreira. “Tenho absoluta certeza de que vai contribuir com sua experiência, conhecimento e esforço para a melhoria do funcionamento do Tribunal de Justiça. Ele é uma pessoa calma, equilibrada, amigo dos amigos, alguém de quem todos nós gostamos muito. Um homem talhado e preparado para estar no Tribunal”, afirmou.

A posse foi acompanhada pela esposa, filhos, netos e amigos próximos de Djailson de Souza. O evento contou ainda com a presença do vice-presidente do TJMS, desembargador Eduardo Machado Rocha, do corregedor-geral de Justiça, desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, do presidente da Associação dos Magistrados de MS (Amamsul), juiz Mário José Esbalqueiro Júnior, além de juízes auxiliares da Presidência e outros colegas magistrados.

Natural de Bataguassu (MS), nascido em 1959, Djailson iniciou sua trajetória profissional ainda na juventude, conciliando o trabalho rural com os estudos. Após concluir o curso de Direito em 1983, atuou como advogado e professor antes de ingressar na magistratura em 1990.

Ao longo da carreira, passou por diversas comarcas do Estado, entre elas Sete Quedas, Corumbá e Campo Grande, com destaque para sua atuação na Vara da Infância e Juventude, na 1ª Vara Cível e, mais recentemente, na Vara do Juizado Especial de Trânsito, onde permaneceu até sua promoção.

Reconhecido pela discrição, firmeza e sensibilidade no trato com as causas e com as pessoas, o novo desembargador Djailson de Souza encerra um ciclo de dedicação à Justiça sul-mato-grossense com o mesmo princípio que o acompanhou desde o início: decidir com equilíbrio, humanidade e compromisso com o bem comum.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: