Política / Assembleia Legislativa
Projeto oficializa no calendário estadual a Festa de São Pedro da comunidade quilombola de Nioaque
Proposta do deputado Caravina (PSDB) reconhece valor histórico e cultural da celebração, que ocorre há mais de um século
16/10/2025
10:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Festa de São Pedro, tradicional celebração da comunidade quilombola de Nioaque, pode se tornar parte oficial do Calendário de Eventos de Mato Grosso do Sul. O reconhecimento está previsto no Projeto de Lei nº 262/2025, apresentado pelo deputado estadual Caravina (PSDB), que tramita na Assembleia Legislativa (ALEMS) e segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Pela proposta, a festividade passa a integrar o calendário instituído pela Lei nº 3.945/2010, sendo reconhecida como evento oficial do Estado. Realizada anualmente nos dias 28, 29 e 30 de junho, a Festa de São Pedro é uma das mais antigas manifestações culturais de Nioaque, reunindo gerações em torno da fé, da música, da culinária típica e das tradições quilombolas.
Com origem no século XIX, a celebração é mantida há seis gerações e simboliza o vínculo da comunidade com sua ancestralidade e espiritualidade, sendo também um importante ponto de encontro entre moradores e visitantes da região.
“O objetivo da oficialização desta celebração no calendário estadual é reconhecer sua relevância histórica e social, valorizando o patrimônio imaterial sul-mato-grossense e a memória das comunidades quilombolas que mantêm viva essa tradição em honra a São Pedro, protetor dos pescadores”, justificou Caravina.
A inclusão da festa no calendário oficial reforça o compromisso do Estado com a preservação das raízes culturais e com a visibilidade das comunidades quilombolas, fortalecendo a identidade e a diversidade de Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sem consenso, Câmara adia votação do Projeto de Lei Antifacção para esta quarta-feira (12)
Leia Mais
Após reunião com Riedel, Gerson Claro indica que Sérgio de Paula deve ser o nome da ALEMS para o TCE-MS
Leia Mais
Assembleia aprova empréstimo de R$ 950 milhões para obras do Governo de Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Campo Grande sedia 1º Encontro Inter-religioso de Mato Grosso do Sul neste domingo (16)
Municípios