Política / Justiça
Aposentadoria de Barroso é publicada no Diário Oficial
Ministro deixa o STF no sábado (18); Lula deve indicar sucessor nas próximas semanas
15/10/2025
19:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Foi publicada nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial da União (DOU) a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Com a publicação, o magistrado deixará oficialmente o cargo no sábado, 18 de outubro.
A saída abre mais uma vaga na mais alta Corte do país, cabendo agora ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicar o novo ministro. Não há prazo legal definido para a escolha, mas a definição é aguardada com grande expectativa dentro e fora do Judiciário.
Barroso, de 67 anos, poderia permanecer no STF até 2033, quando completaria a idade limite de 75 anos. No entanto, optou por antecipar sua aposentadoria menos de um mês após deixar a presidência da Corte.
Nomeado em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff, Barroso marcou sua trajetória por decisões de impacto em temas como união homoafetiva, interrupção de gravidez de fetos anencéfalos, combate à corrupção e liberdade de expressão.
O anúncio da saída ocorre também em meio a repercussões internacionais: o ministro foi alvo de sanções do governo dos Estados Unidos, medida que ainda gera reações diplomáticas e jurídicas.
Com sua saída, Lula deverá indicar o 11º ministro de seu governo ao STF, em um movimento que pode alterar o equilíbrio interno da Corte e influenciar votações sobre temas sensíveis, como tributação, costumes e políticas ambientais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
“Café com a Vizinhança” reúne relatos de mulheres que ajudaram a preservar a história da ferrovia em MS
Leia Mais
TRE-MS e TCE-MS recebem Selo de Ouro em programa nacional de avaliação do Judiciário e da transparência pública
Leia Mais
Com pedido formalizado ao TSE, Tereza Cristina presidirá federação entre PP e União Brasil em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Desinformação digital e uso de inteligência artificial devem marcar os maiores desafios das eleições de 2026, avalia especialista
Municípios