Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025

Economia / Cooperativismo

Sicredi destaca impacto positivo do cooperativismo de crédito em encontro nacional com jornalistas

Evento realizado entre 7 e 9 de outubro celebrou o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito e reforçou o papel do setor no desenvolvimento regional

15/10/2025

10:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença nacional e mais de 9,5 milhões de associados, promoveu, entre os dias 7 e 9 de outubro, o 10º Encontro Nacional com Jornalistas e Formadores de Opinião, em Porto Alegre e Nova Petrópolis (RS). O evento celebrou o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), instituído pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), e ressaltou o impacto social e econômico do cooperativismo no Brasil.

A iniciativa ocorre em um momento especial: a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, o que deve ampliar a visibilidade do movimento no mundo.

Desenvolvimento local e sustentabilidade

Durante o encontro, o diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, César Bochi, destacou o compromisso da instituição com o desenvolvimento das comunidades.

“Falamos em ações concretas que geram impacto real na vida das pessoas. Fazemos isso apoiando pequenas e médias empresas, o agronegócio e fortalecendo cadeias de valor, sempre com foco no bem-estar financeiro dos nossos associados e da sociedade”, afirmou.

Bochi enfatizou que a presença de cooperativas de crédito transforma a realidade econômica dos municípios.

“Onde há cooperativas de crédito, há mais desenvolvimento local, mais empregos e mais inclusão financeira. Um estudo da OCB em parceria com a FIPE mostra que a presença dessas instituições pode elevar o PIB per capita municipal em até 10%, aumentar os empregos formais em 15,1% e o número de estabelecimentos comerciais em 15,6%”, destacou.

Números do cooperativismo no Brasil

A gerente de Relações Institucionais da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Clara Maffia, apresentou dados que comprovam a força do setor:

  • Faturamento total: R$ 757,9 bilhões em 2024;

  • Empregos diretos: 578 mil postos de trabalho;

  • Número de cooperados: 25,8 milhões, o equivalente a 12% da população brasileira.

“Quando materializamos em números o impacto positivo das cooperativas, conseguimos demonstrar a importância dessas instituições e o potencial de crescimento ainda maior à medida que ampliam sua atuação”, observou Clara.

História e experiências na Serra Gaúcha

Os participantes também visitaram Nova Petrópolis, cidade-símbolo do cooperativismo de crédito no Brasil, onde conheceram a história do movimento iniciado em 1902 pelo padre suíço Theodor Amstad, que fundou a Caixa Rural, atual Sicredi Pioneira.

Durante o roteiro, o grupo visitou associados locais e empreendimentos como o sítio de cogumelos Du Organics, além da Sede e Espaço Sicredi Nova Petrópolis, onde participaram de palestra com o presidente da cooperativa, Tiago Luiz Schmidt.

“Graças à cooperação e aos princípios de cidadania, conseguimos superar juntos desafios como as enchentes de 2024. Essa força coletiva é a essência do cooperativismo”, ressaltou Schmidt.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento sustentável de seus associados e das regiões onde atua. Com mais de 3 mil agências distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal, oferece soluções financeiras e sociais integradas, baseadas na participação democrática e no fortalecimento comunitário.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: