Economia / Energia
Governo avalia cenário energético antes de decidir sobre o horário de verão
Ministro Alexandre Silveira diz que o país vive momento de segurança energética e descarta necessidade da medida em 2025
15/10/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal está tecnicamente preparado e seguro quanto à situação energética do país, e que não há necessidade de retomar o horário de verão neste ano.
Durante o programa “Bom Dia, Ministro”, o titular da pasta explicou que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) tem avaliado mensalmente o cenário nacional e concluiu que o Brasil vive condição de segurança energética “completa e absoluta”.
“Graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, declarou Silveira.
O ministro destacou que o Brasil é naturalmente dependente das hidrelétricas, mas vem ampliando o uso de fontes renováveis, como a energia eólica e solar, além de investir em usinas térmicas e sistemas de armazenamento.
“Estamos implementando e, na próxima semana, vamos lançar o leilão das térmicas. Também vamos lançar, ainda este ano, nosso leilão de bateria. A gente vai literalmente armazenar vento. O vento vai ser armazenado através das baterias, e o sol vai ser armazenado até as 22h”, explicou.
Silveira ressaltou que o sistema elétrico brasileiro é um dos mais robustos do mundo, o que tem permitido estabilidade mesmo diante do crescimento das chamadas energias intermitentes — que dependem de fatores climáticos.
“Portugal e Espanha sofreram apagões por causa dessas intermitências, mas o nosso sistema é muito bem planejado e seguro”, observou.
Apesar das discussões políticas sobre a medida, o ministro reforçou que a decisão sobre o horário de verão será técnica, baseada em critérios de consumo e estabilidade do sistema elétrico.
“O que não pode é faltar energia para o povo brasileiro. Teríamos coragem completa e absoluta, caso fosse necessário, de implementar o horário de verão. Mas, neste momento, estamos seguros de que não há essa necessidade”, concluiu Silveira.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ministros pressionam por nome com “musculatura” para o STF, mas favorito para vaga é Jorge Messias
Leia Mais
Saiba como detectar os primeiros sinais do silencioso câncer de pâncreas
Leia Mais
Protocolo Antirracista é pautado para votação nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa de MS
Leia Mais
Sebrae/MS leva atendimento itinerante gratuito ao bairro Nova Lima
Municípios