Empreendedorismo / Internacionalização
Empresárias de MS participam de missão técnica a Portugal com apoio do Sebrae/MS
A iniciativa busca ampliar oportunidades de internacionalização e fortalecer parcerias entre Brasil e Europa
15/10/2025
12:00
SEBRAE
DA REDAÇÃO
Até 17 de outubro, empreendedoras participam de uma agenda intensa de atividades, nas cidades de Lisboa, Óbidos e Porto
Com o objetivo de estimular a internacionalização de pequenos negócios e fortalecer parcerias entre Brasil e Portugal, o Sebrae/MS promove, neste mês de outubro, uma missão técnica internacional ao país europeu, reunindo 16 empresárias sul-mato-grossenses de diversos segmentos, como moda, alimentação, artesanato, turismo e acessórios. A ação acontece entre os dias 11 e 17 de outubro, com atividades nas cidades de Lisboa, Óbidos e Porto.
A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, destacou que Portugal é um parceiro estratégico para as micro e pequenas empresas brasileiras que desejam ingressar no mercado europeu.
“O Sebrae tem sido referência em empreendedorismo feminino há mais de 10 anos. Agora, damos um novo passo ao investir em ações de internacionalização, criando oportunidades reais para que nossas empreendedoras expandam seus negócios, tenham acesso a novos mercados e recebam apoio técnico especializado”, ressaltou Amarilha.
A missão inclui visitas institucionais e técnicas à Embaixada do Brasil, universidades, escolas de negócios e à Casa Brasil, em Lisboa — iniciativa da ApexBrasil voltada à promoção de produtos, serviços e imagem do Brasil em território português. Estão previstos ainda painéis de negócios, rodadas de conexões entre empresárias brasileiras e portuguesas e atividades culturais, reforçando o intercâmbio de experiências e o fortalecimento das redes de cooperação.
Entre as participantes está a empresária Bruna Coelho, criadora da marca Amodadabru Pijamas e Cia, com lojas em Porto Murtinho e Campo Grande. A empreendedora já participou de outras missões internacionais promovidas pelo Sebrae, como a de 2024, no Chile, quando apresentou uma coleção inspirada no folclore chileno.
Para Portugal, Bruna levou novas peças com estampas que valorizam a cultura e a natureza de Mato Grosso do Sul, como a arara-azul, os ipês e a flor do rio Camalote.
“Costumo dizer que estampo sonhos em pijamas. Com o apoio do Sebrae, saí das vendas na mala para alcançar o mundo. Cada missão é uma chance de mostrar o potencial criativo e cultural do nosso Estado”, afirmou.
Durante o evento, Bruna já começou a abrir contatos comerciais — incluindo negociações com uma empresária de Milão (Itália) —, demonstrando o potencial de expansão internacional das marcas sul-mato-grossenses.
“Portugal é uma porta de entrada para a Europa. No primeiro evento da missão já consegui uma conexão importante, com possibilidades reais de levar a marca Amodadabru a Milão”, destacou.
A missão reforça o papel do Sebrae/MS em promover o empreendedorismo feminino, a inovação e a competitividade dos pequenos negócios, conectando empreendedoras locais a novas oportunidades internacionais.
Mais informações: Central de Relacionamento Sebrae — 0800 570 0800
Palavras-chave: Sebrae/MS, missão técnica, Portugal, internacionalização, empreendedorismo feminino, Bruna Coelho, Amodadabru, Sandra Amarilha, pequenos negócios, Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump autoriza CIA a realizar “ações secretas e letais” na Venezuela
Leia Mais
Aposentadoria de Barroso é publicada no Diário Oficial
Leia Mais
Ala política do STF prefere Rodrigo Pacheco, mas senador não é unanimidade entre ministros
Leia Mais
STJ julga em novembro recurso de Ronaldo Chadid e decidirá se mantém afastamento do TCE-MS por mais um ano
Municípios