Política / Justiça
Valdemar admite “planejamento de golpe”, mas nega crime e cobra anistia no Congresso
Presidente do PL defende união da direita para 2026 e afirma que apenas Bolsonaro, Tarcísio ou Michelle poderiam vencer Lula
14/09/2025
20:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou neste sábado (13), durante o Rocas Festival, em Itu (SP), que “houve um planejamento de golpe” no Brasil, mas negou que o ato configurasse crime. Segundo ele, o verdadeiro problema teria sido a “bagunça” dos atos de 8 de janeiro de 2023, classificados pelo STF como tentativa de golpe de Estado.
“Houve um planejamento de golpe, mas nunca teve o golpe efetivamente. No Brasil, a lei diz o seguinte: se você planejar um assassinato, mas não fez nada, não tentou, não é crime. O golpe não foi crime”, declarou Valdemar, em debate ao lado de Gilberto Kassab (PSD), mediado pelo deputado Tomé Abduch (Republicanos-SP).
Durante o encontro, Valdemar reforçou que a prioridade da direita, após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deve ser a aprovação de uma anistia no Congresso Nacional. Ele afirmou que PP e União Brasil já estariam alinhados à proposta e cobrou posição do presidente do Republicanos, Marcos Pereira:
“Tenho reunião a semana que vem e vou cobrar. Marcos, nós elegemos o teu presidente da Câmara, agora você precisa retribuir. Se tivermos esses partidos unidos, nós vamos aprovar anistia, pode ter certeza”.
Kassab, por sua vez, se declarou a favor da medida, recebendo aplausos da plateia.
Valdemar Costa Neto também destacou que a direita precisa conquistar a maioria no Senado em 2026, citando a meta de eleger pelo menos 45 senadores. Ele defendeu que uma eventual união entre Bolsonaro, Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Tarcísio de Freitas e Ratinho Júnior poderia garantir vitória eleitoral.
Segundo o presidente do PL, apenas Bolsonaro, Tarcísio ou Michelle Bolsonaro teriam chances reais de derrotar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“É Bolsonaro quem vai escolher o candidato e o vice da chapa”, concluiu.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Capitão Contar reafirma pré-candidatura ao Senado e descarta desistência: “A direita tem obrigação de conquistar pelo menos uma vaga”
Leia Mais
Prefeitura de Dourados promove terceira edição do Mutirão Cadastro Único em Ação a partir de segunda-feira
Leia Mais
STF condena Bolsonaro a 27 anos e julgamento da trama golpista entra na fase de recursos
Leia Mais
Depoimento do “Careca do INSS” à CPMI está marcado para segunda-feira
Municípios