Interior / Dourados
Prefeitura de Dourados promove terceira edição do Mutirão Cadastro Único em Ação a partir de segunda-feira
Atendimentos acontecem de 15 a 19 de setembro no auditório do CAM, das 7h às 17h, para atualização e novos cadastros
14/09/2025
10:45
DA REDAÇÃO
Mutirão Cadastro Único em Ação realiza a terceira edição na próxima semana no auditório do Centro Administrativo Municipal ©A. Frota/Arquivo
A Prefeitura de Dourados inicia nesta segunda-feira (15) a terceira edição do Mutirão Cadastro Único em Ação, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A ação segue até sexta-feira (19), das 7h às 17h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado na Rua Coronel Ponciano.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, o mutirão já se consolidou como uma estratégia eficaz de atendimento:
“As duas edições anteriores foram um sucesso e conseguimos atender um grande número de famílias com serviços de atualização, regularização e novos cadastros”, afirmou.
O Cadastro Único (CadÚnico) é requisito fundamental para o acesso a benefícios sociais como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), Tarifa Social de Energia Elétrica, além de programas estaduais e municipais.
A atualização do cadastro deve ser feita a cada dois anos, ou sempre que houver mudança na renda ou na composição familiar. Durante o mutirão, serão coletadas informações sobre endereço, escolaridade, renda, situação de trabalho e número de moradores.
Não poderão ser atendidas as famílias unipessoais e aquelas que precisem excluir integrantes com vínculo formal de trabalho registrado em carteira — casos que exigem visita domiciliar.
Para realizar o cadastro, é necessário apresentar:
Documento com foto do responsável familiar;
CPF de todos os moradores da residência;
Conta de energia elétrica (comprovante de endereço).
Os atendimentos serão feitos por meio da entrega de senhas, respeitando a ordem de chegada e critérios de prioridade.
Mesmo com a realização do mutirão, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) seguirão funcionando normalmente. A ação conta com servidores, estagiários e entrevistadores sociais, sem comprometer os serviços da rede socioassistencial.
Federais: Bolsa Família, BPC, Carteira do Idoso, ID Jovem, Tarifa Social de Energia, programas de habitação (Minha Casa Minha Vida), educação (Sisu/Lei de Cotas, PNAES, CEBAS-Educação), Reforma Agrária, Criança Feliz, entre outros.
Estaduais: Mais Social, MS Supera e Energia Zero.
Municipais: Isenção da taxa de lixo e benefícios eventuais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Capitão Contar reafirma pré-candidatura ao Senado e descarta desistência: “A direita tem obrigação de conquistar pelo menos uma vaga”
Leia Mais
STF condena Bolsonaro a 27 anos e julgamento da trama golpista entra na fase de recursos
Leia Mais
Depoimento do “Careca do INSS” à CPMI está marcado para segunda-feira
Leia Mais
Que filme Oriental é esse?
Municípios