Cidadania / Direitos
Paraíso das Águas inaugura Procuradoria da Mulher, e deputada Lia Nogueira defende mais políticas públicas para mulheres
Espaço idealizado por vereadoras locais reforça rede de acolhimento em Mato Grosso do Sul, segundo estado com maior índice de violência contra mulheres no país
13/09/2025
20:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Câmara Municipal de Paraíso das Águas, no nordeste de Mato Grosso do Sul, inaugurou a Procuradoria Especial da Mulher em cerimônia realizada nesta semana. O espaço foi idealizado pelas vereadoras Prof. Inês Iora Londero (PSDB), autora do projeto e atual presidente da Procuradoria, e Alexia Nogueira (PL), com o objetivo de fortalecer a rede de apoio, acolhimento e proteção às mulheres do município.
“Este é um lugar criado para dar voz, acolhimento e apoio às mulheres de Paraíso das Águas. Queremos fortalecer políticas que garantam respeito, dignidade e igualdade para todas”, destacou a vereadora Inês Iora durante a solenidade.
A iniciativa foi inspirada no modelo implementado em Nova Alvorada do Sul, pela vereadora Andrea Fim (PSDB), cuja Procuradoria da Mulher se tornou referência estadual e serviu como exemplo para outras Câmaras Municipais.
O evento contou com a participação da deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), autora da lei que instituiu o Programa de Incentivo à Contratação de Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, vinculado ao Projeto Recomeços, do Governo do Estado.
“O machismo estrutural ainda existe e não podemos fechar os olhos. O que vocês estão fazendo aqui hoje é uma sementinha que vai gerar frutos. Somos maioria da população e do eleitorado, mas ainda ocupamos poucos espaços de decisão. Precisamos estar onde as políticas públicas são construídas, porque é a mulher quem sente na pele o ciclo da violência. Esse trabalho conjunto entre Legislativo, Executivo e Judiciário é essencial para transformar essa realidade”, afirmou Lia.
A primeira-dama de Costa Rica, Márcia Alves, também ressaltou o impacto social da violência doméstica:
“Quando falamos de violência contra a mulher, não tratamos apenas de um problema feminino, mas de um problema social e familiar que fere toda a sociedade. O lar deveria ser um lugar de segurança, mas, para muitas mulheres, é onde elas sofrem agressões. A criação desta sala representa mais um braço forte na rede de proteção às mulheres de Paraíso das Águas.”
Os dados reforçam a urgência da criação de políticas públicas eficazes: Mato Grosso do Sul ocupa o segundo lugar no ranking nacional de violência contra a mulher, atrás apenas de Mato Grosso. Somente em 2025, 27 mulheres foram vítimas de feminicídio no estado. Apesar do cenário alarmante, o MS é reconhecido pela eficiência na apuração e esclarecimento desses crimes, sinalizando compromisso institucional no enfrentamento à violência.
A inauguração da Procuradoria da Mulher em Paraíso das Águas representa um avanço significativo na rede de proteção, consolidando a mobilização coletiva entre lideranças locais e estaduais. O ato simboliza o compromisso da sociedade sul-mato-grossense com a dignidade, segurança e respeito às mulheres, fortalecendo o protagonismo feminino em espaços de decisão.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Capitão Contar reafirma pré-candidatura ao Senado e descarta desistência: “A direita tem obrigação de conquistar pelo menos uma vaga”
Leia Mais
Prefeitura de Dourados promove terceira edição do Mutirão Cadastro Único em Ação a partir de segunda-feira
Leia Mais
STF condena Bolsonaro a 27 anos e julgamento da trama golpista entra na fase de recursos
Leia Mais
Depoimento do “Careca do INSS” à CPMI está marcado para segunda-feira
Municípios