Política Internacional
OTAN alerta que novos mísseis russos podem atingir Londres em apenas 5 minutos
Mark Rutte anunciou plano de urgência para reforçar fronteiras após drones russos invadirem espaço aéreo da Polônia
14/09/2025
09:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O secretário-geral da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Mark Rutte, fez um alerta nesta sexta-feira (12) sobre o poder destrutivo dos novos mísseis hipersônicos russos, afirmando que eles podem atingir cidades como Londres ou Madri em apenas 5 a 10 minutos após o lançamento.
A declaração foi dada durante o anúncio de um plano emergencial da aliança militar para reforçar as regiões de fronteira da Europa, em resposta à recente invasão de drones russos no espaço aéreo da Polônia.
Após o incidente, a OTAN enviou tropas, tanques e caças adicionais às fronteiras com a Rússia, ampliando a defesa no Leste Europeu.
“Muitas vezes pensamos que morar em Londres ou Madri é mais seguro do que em Tallin (Estônia) ou Vilnius (Lituânia). Isso não é verdade. Os novos mísseis russos podem atingir qualquer capital europeia em poucos minutos”, afirmou Rutte.
Embora não tenha detalhado o tipo de armamento, Rutte se referia aos mísseis hipersônicos Orenshik, segundo fontes militares. Essas armas atingem até dez vezes a velocidade do som, podem transportar ogivas nucleares e, segundo o presidente russo Vladimir Putin, têm alcance suficiente para atingir todo o continente europeu.
Putin já afirmou em ocasiões anteriores que os Orenshiks são capazes de driblar sistemas de defesa aérea e antimísseis desenvolvidos pelos Estados Unidos e instalados na Europa.
“Os sistemas de defesa aérea atualmente disponíveis no mundo não interceptam esses mísseis”, declarou o líder russo no ano passado, após um lançamento experimental na guerra da Ucrânia.
O alerta da OTAN acontece em meio ao aumento da pressão militar na região, com países aliados temendo uma escalada direta entre Rússia e Ocidente. A capacidade de resposta ultrarrápida dos mísseis hipersônicos preocupa especialistas, já que limita o tempo de reação das defesas europeias em caso de ataque.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Capitão Contar reafirma pré-candidatura ao Senado e descarta desistência: “A direita tem obrigação de conquistar pelo menos uma vaga”
Leia Mais
Prefeitura de Dourados promove terceira edição do Mutirão Cadastro Único em Ação a partir de segunda-feira
Leia Mais
STF condena Bolsonaro a 27 anos e julgamento da trama golpista entra na fase de recursos
Leia Mais
Depoimento do “Careca do INSS” à CPMI está marcado para segunda-feira
Municípios