Cultura / Solidariedade
3º Arraiá da ALEMS reúne milhares em festa com foco na solidariedade e no fortalecimento de laços com a população
Evento tradicional arrecada fundos para mais de 20 entidades sociais e reúne música, comidas típicas e integração entre Poderes e sociedade
27/06/2025
23:58
DA REDAÇÃO
É na rampa de acesso à Assembleia Legislativa que aconteceu o 3º Arraiá da ALEMS
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou nesta sexta-feira (27), em sua sede no Parque dos Poderes, a terceira edição do Arraiá da ALEMS, evento junino que une diversão, cultura popular e solidariedade. Com barracas comandadas por 23 entidades assistenciais, o arraial movimentou servidores públicos, parlamentares, representantes dos três Poderes e a população em geral, consolidando-se como um dos maiores eventos beneficentes do Estado.
O ponto alto da noite foi a representação simbólica do banho de São João, tradição cultural de Corumbá, que abriu oficialmente os festejos. A celebração contou com atrações musicais ao vivo, como os grupos Trem Pantaneiro e Canto da Terra, além do DJ Pit. Entre danças típicas, comidas tradicionais e o concurso de trajes caipiras mais animados e originais, o público aproveitou uma noite de confraternização e solidariedade.
O presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), comemorou o sucesso do evento. “Essa festa já entrou no calendário do Estado, promove a integração e cumpre um papel essencial: aproximar a Assembleia da população e fortalecer as entidades assistenciais. A Casa do Povo tem que estar aberta ao povo, e hoje mostramos isso com alegria e união”, afirmou.
Cada entidade participante foi responsável por uma barraca, com toda a renda revertida às suas ações sociais. O deputado Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da Casa, enfatizou a importância da causa. “É fundamental apoiar quem faz o bem. Minha esposa está à frente da barraca do Grupo Onça Pintada, e tudo o que arrecadarmos vai para a prevenção do câncer de mama e acolhimento de pacientes do interior”, destacou.
Presente no evento, o governador Eduardo Riedel (PSDB) elogiou a proposta. “O presidente Gerson Claro mostrou desde o início que queria transformar esse evento em algo maior. Hoje vemos isso: o Parque dos Poderes está tomado pela sociedade civil e entidades do 3º setor, mobilizadas para ajudar quem precisa. Essa é a força de um Estado.”
Representantes das entidades agradeceram pela oportunidade de arrecadar fundos em um evento estruturado e com grande público. Dora Capilé, do Instituto de Desenvolvimento Pró-Social (Ideps), contou que os recursos serão usados para reformar o espaço que atende 70 idosas. Já Mauro Sakai, da Associação Campo-grandense de Beisebol, lembrou que o dinheiro arrecadado ajuda jovens atletas da comunidade nipo-brasileira a viajarem e manterem viva a tradição esportiva local.
Morenise Rocha, do Movimento de Apoio Social Campograndense (Masc), participou pela primeira vez e celebrou a oportunidade. “É um momento importante para quem cuida de idosos em situação de vulnerabilidade. Toda arrecadação será revertida para manter nossos atendimentos.”
Além da tradicional pescaria, área kids e a presença de animais da Fazenda Vale do Sol, os visitantes puderam saborear pratos típicos preparados com carinho pelas instituições participantes. Confira algumas delícias oferecidas:
ABREC: cachorro-quente
AMA: pastel e milho cozido
ACB (Beisebol): sobá
Fiel Amigo/Pedacinho do Céu: espetinho
Grupo Onça Pintada: doces
Masc: arroz doce, canjica, curau e pé de moleque
Instituto Bem Querer: espetinho, caldos e quentão
Projeto Asas do Futuro: arroz carreteiro
Instituição Miau Au: chopp
Conectando Corações: caldos e cuscuz
Mais de 20 organizações participaram ativamente, ampliando o impacto social do evento e garantindo uma experiência inesquecível aos visitantes.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Riedel e Reinaldo devem deixar PSDB; deputados podem permanecer na sigla em MS
Leia Mais
Moraes diz que não recuará “um milímetro” no julgamento de Bolsonaro
Leia Mais
Moraes acusa Eduardo Bolsonaro de “envenenar” relação entre Brasil e EUA com desinformação
Leia Mais
Ataque russo mata quatro pessoas horas antes de encontro entre Trump e Zelensky em Washington
Municípios