ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Missa do Divino Espírito Santo será celebrada na ALEMS na segunda-feira, 3
Tradição coxinense, a celebração integra a programação da Festa do Divino Espírito Santo realizada em Campo Grande
30/05/2024
09:54
ALINE KRAEMER
©DIVULGAÇÃO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) receberá na manhã da próxima segunda-feira (3), a Missa do Divino Espírito Santo, por proposição do deputado estadual Junior Mochi (MDB). Programada para iniciar às 8h30 no saguão (pavimento térreo), será celebrada por Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande, e pelo Padre Sérgio Marcon, da Catedral São José de Coxim.
Juntamente ao ato religioso, uma ação de solidariedade será realizada em prol das famílias gaúchas atingidas pelas recentes enchentes. Itens de higiene pessoal, água e alimentos não perecíveis serão coletados e posteriormente enviados ao Rio Grande do Sul.
Após a missa, os tradicionais foliões da Festa do Divino Espírito Santo percorrerão secretarias e gabinetes do Legislativo Estadual no momento denominado Giro da Bandeira, para levar as bênçãos do Divino aos servidores.
A celebração traz reflexões acerca dos sete dons do Espírito Santo (sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus) e integra a programação da Festa do Divino Espírito Santo na capital.
De acordo com a publicação da Lei 3.586 de 2008, de autoria do deputado estadual Junior Mochi (MDB), o festejo religioso, tradicional no Estado de Mato Grosso do Sul, especialmente na região norte, faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado do Mato Grosso do Sul.
Em Coxim, a festa acontece em julho e alcança a sua 129ª edição. Em Campo Grande, os coxinenses realizam a 27ª edição da manifestação católica de 3 a 9 de junho. Durante a celebração realizada no Legislativo no ano passado, o deputado Junior Mochi enfatizou que a manifestação religiosa é a mais antiga de que se tem registro em Mato Grosso do Sul, tendo o reconhecimento por sua importância não só para a religião, mas também cultural. “Os habitantes coxinenses mudaram para Campo Grande e passaram a realizar a festa aqui também. Durante o mês de junho a bandeira vem de Coxim, passa levando as bênçãos e visita as casas dos devotos, passando também em prédios públicos, como aqui na Assembleia. E ao final temos a grande confraternização”, explicou o parlamentar.
Festa do Divino
Realizada desde o ano de 1985, a Festa do Divino Espírito Santo é uma manifestação religiosa e cultural realizada no município de Coxim. A comissão organizadora, composta pelos festeiros (Festeiro Mor, Capitão do Mastro e o Alferes da Bandeira), iniciam os preparativos da Festa com a saída da Bandeira no mês de maio.
Durante o Giro da Bandeira, a equipe conta com um pequeno conjunto de músicos que acompanham os festeiros nas visitas às residências, estabelecimentos comerciais e fazendas, levando as bênçãos do Divino e arrecadando donativos para a festa. Neste momento, os foliões se apresentam cantando músicas e transmitindo mensagens para cada etapa da visita (anunciação da chegada da Bandeira, agradecimento pela acolhida e prendas recebidas; e a despedida da Bandeira).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Municípios