Campo Grande (MS), Domingo, 28 de Abril de 2024

POLÍTICA

Lula e secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se reúnem em Brasília

'Estamos trabalhando juntos', diz Blinken após reunião com Lula

21/02/2024

09:45

G1

Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em reunião com Lula no Palácio do Planalto — Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (21) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, em Brasília.

Blinken chegou ao Palácio do Planalto pouco depois das 9h e foi recebido por Lula para uma reunião a portas fechadas com assessores dos dois governos. Na pauta, segundo Brasil e EUA, estão "questões bilaterais e globais".

Questionado pela TV Globo na chegada, Blinken respondeu que estava "ansioso" pelo encontro – mas evitou comentar sobre o conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

Já dentro da sala, enquanto equipes de reportagens faziam imagens do encontro, Lula perguntou a Blinken sobre a data das eleições presidenciais norte-americanas.

O secretário americano informou que a votação é em novembro e disse que, em razão da polarização no país, grande parte dos votos já está decidida.

"Apenas seis ou sete estados ainda estão em disputa. Então, quase toda a campanha provavelmente será focada em seis ou sete estados como Pensilvânia, Michigan, Wisconsin e Nevada", relatou Blinken.

Na saída, Blinken disse que a reunião foi produtiva e que a parceria Brasil-EUA é importante, mas não entrou em detalhes sobre a pauta do encontro – e, questionado mais uma vez, não quis falar sobre a Faixa de Gaza.

"Foi uma ótima reunião. Sou muito grato ao presidente pelo seu tempo. Ótima reunião. Os Estados Unidos e o Brasil estão fazendo coisas muito importantes juntos. Estamos trabalhando juntos bilateralmente, regionalmente, mundialmente. É uma parceria muito importante e somos gratos", declarou Blinken ao deixar o Planalto.

Essa é a primeira visita do secretário de Estado do governo Joe Biden ao Brasil. Nos Estados Unidos, o Departamento de Estado é o responsável pela política externa do país, equivalente ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conhecido como Itamaraty.

O governo americano informou ainda que o secretário deve enfatizar o apoio dos EUA à presidência do Brasil no G20 — grupo que reúne as maiores economias mundiais —, e à parceria entre os dois países nas áreas de direitos trabalhistas e transição energética.

O conflito entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza, contudo, também deve ser tema na pauta da conversa entre Lula e Blinken. Como secretário de Estado, Blinken tem participado das negociações entre países na tentativa de encerrar a guerra.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: