Campo Grande (MS), Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

RIBAS DO RIO PARDO

Suzano e Senai concluem primeiro ciclo de cursos técnicos com 197 profissionais certificados em Ribas do Rio Pardo (MS)

Ação de qualificação, que contou com a parceria do Senai e apoio da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, foi 100% gratuita. Profissionais saem aptos a atuar nas áreas técnicas de elétrica, mecânica, automação e química.

26/08/2022

14:25

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, realizou na noite desta quinta-feira (25) o encerramento dos cursos de seu primeiro Programa de Qualificação Técnica para a Operação Industrial em Ribas do Rio Pardo (MS). A cerimônia realizada na cidade reuniu 197 novos técnicos e técnicas certificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para atuar nas áreas de eletrotécnica, mecânica, automação e química. A expectativa da empresa é que pelo menos 50% dos(as) formandos(as) sejam contratados(as) para trabalharem nas operações da nova fábrica que a empresa está construindo no município.

“Nada é mais gratificante do que chegar aqui, neste momento, e ver o semblante de realização e esperança de um futuro melhor em cada um de vocês, que agora estão preparados para um mercado de trabalho tão desafiador”, observou o diretor de Engenharia da Suzano Maurício Miranda, responsável pelas obras de implantação da nova fábrica no município, ao cumprimentar os alunos e alunas pelo início da jornada. “Isso é tudo o que importa para a empresa: a geração de oportunidades que estamos promovendo por meio do empreendimento que, com toda certeza, está contribuindo para a transformação de muitas histórias de vida em trajetórias de sucesso”, completou.

Realizado em parceria com o Senai, com apoio da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, o programa integra as iniciativas que a Suzano vem desenvolvendo na região para qualificação de mão de obra para atuação em suas futuras operações industriais no município. Os cursos técnicos em mecânica, automação, eletrotécnica química começaram em novembro de 2021 e, o curso pós-técnico industrial em março deste ano. Todos os novos e novas técnicas realizaram os cursos gratuitamente e ainda receberam benefícios como bolsa-auxílio de R$ 1,5 mil e alimentação no local, entre outros.

Para Leonardo Pimenta, gerente executivo industrial da nova unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo, o momento representou mais um exemplo do cuidado da empresa em qualificar a mão de obra local e gerar oportunidades de trabalho para as pessoas da cidade e da região. “Promovemos ações assim por entendermos que podemos ir muito além da geração de empregos, levando conhecimento e desenvolvimento profissional como benefícios permanentes para os moradores de Ribas do Rio Pardo e de municípios da região”, afirmou, destacando a determinação da empresa em atuar sempre com um olhar local por acreditar que “só é bom para nós se for bom para o mundo”.

O Programa de Qualificação Técnica para a Operação Industrial da Suzano contou com sete turmas divididas em duas frentes: uma aberta em novembro do ano passado com participantes que concluíram o Ensino Médio, mas nunca haviam feito um curso técnico, e outra aberta em março deste ano com pessoas que já haviam feito algum curso técnico. Os cursos de formação foram ministrados pelo Senai no próprio município de Ribas do Rio Pardo, de segunda a sexta-feira, com oito horas diárias de capacitação entre aulas práticas e teóricas.

Na avaliação do diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, a conclusão das primeiras turmas dos cursos representa uma conquista não somente dos 197 alunos concluintes, mas também da instituição e da empresa. “Estamos terminando uma formação que durou nove meses e que foi cheia de desafios. Nós todos aqui vencemos os obstáculos que surgiram, trabalhamos em equipe e hoje vemos a transformação pessoal e profissional de cada um dos alunos que passaram por aqui. Nosso objetivo está sendo cumprido, que é levar educação para as pessoas, ajudá-las a transformar suas vidas, e também apoiar o desenvolvimento do setor industrial”, concluiu.

Oportunidade única

Aline Alves Lima, de 19 anos, foi uma das alunas que concluíram o curso técnico em química e acredita ter sido o primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso. “Eu havia terminado o Ensino Médio numa escola pública de Ribas do Rio Pardo e não sabia que profissão escolher. Já gostava de estudar Química e Biologia, então agarrei essa oportunidade e me dediquei bastante. Estou fascinada pela área! Não vejo a hora de começar a trabalhar nela e, futuramente, me graduar em Engenharia Química”, contou.

 

Fazer o curso técnico em automação era uma das metas do engenheiro civil Bruno Satel, de 35 anos, antes mesmo de as inscrições serem abertas pela Suzano e pelo Senai. Ele só aguardava uma oportunidade. “Sempre gostei da área de automação e buscava o curso técnico para poder unir meus conhecimentos em Engenharia e poder trabalhar especificamente com isso. A formação que tivemos foi muito boa e me fez enxergar a possibilidade de atuar em grandes empresas e alavancar minha carreira”, disse.

 

Sobre a Suzano

 

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: