ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Sancionada lei de Evander Vendramini que inclui noções básicas de direito constitucional nas escolas de MS
22/08/2022
09:00
ASSECOM
ADRIANA VIANA
A partir de agora, estudantes das escolas públicas de Mato Grosso do Sul passarão a contar com ensino de noções básicas de Direito Constitucional como conteúdo transversal. A Lei Estadual 5.934/2022, do deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas), que trata do assunto foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, 22.
Para Evander, o ensino de noções básicas sobre a Constituição Federal de 1988 vai possibilitar as futuras gerações um conhecimento acerca do regime democrático em que estão inseridas, seus direitos e deveres conforme os fundamentos básicos contidos na carta magna brasileira, atuando na formação cívica e cidadã das crianças e adolescentes inseridas no ensino básico estadual. O conteúdo será desenvolvido tendo por base a promoção de eventos destinados à comunidade escolar.
Conforme o autor, a intenção ao se incluir a matéria no ensino básico é torná-la um instrumento para que os alunos sejam aptos a participar das tomadas de decisão na área política, reivindicando direitos ou como parte direta na condução da sociedade, de forma a fortalecer a democracia no Brasil. “A inclusão dessa disciplina é essencial para a formação cívica e cidadã do indivíduo, uma vez que trata dos direitos básicos e dos fundamentos que baseiam o ordenamento jurídico nacional, capacitando os nossos jovens nesse tema tão importante para a sociedade”, ressaltou Evander.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Novas regras nacionais para tirar a CNH entram em vigor e mudam prova prática em todo o país
Leia Mais
STF abre Ano Judiciário de 2026 em sessão solene com presença do presidente Lula
Leia Mais
Riedel afirma que modelo da Rota da Celulose foi desenhado para não repetir falhas da BR-163
Leia Mais
Na abertura dos trabalhos, Carlão cobra avanços em infraestrutura e saúde e defende união entre os poderes
Municípios