Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

TRÂNSITO

Motorista de ônibus há 25 anos, Fátima puxa a fila da nova versão da CNH

O lançamento nacional do documento foi nesta 4ª feira, no Bioparque Pantanal

01/06/2022

11:20

CAMPOGRANDENEWS

Aline dos Santos e Cleber Gellio

Fátima Aparecida, de 75 anos, recebeu novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação ©Marcos Maluf

Motorista do transporte coletivo há 25 anos, Fátima Aparecida do Nascimento, 75 anos, recebeu hoje o novo modelo de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), cujo lançamento foi realizado em Campo Grande.

“Estou muito feliz em participar e receber o reconhecimento pelo meu trabalho”, diz Fátima. Mais moderno, o documento foi entregue a quatro condutores profissionais. Habilitado há 28 anos, o taxista Mário Vilela, 49 anos, elogiou a nova roupagem da CNH. “Esteticamente, ficou mais bonita”.

O lançamento foi na manhã desta quarta-feira (dia primeiro), no Bioparque Pantanal. Segundo o secretário nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) cedeu profissional por seis meses para o desenvolvimento da nova CNH.

“O efetivo da União é muito pequeno. Temos os braços curtos e por isso precisamos recorrer aos parceiros”.

Segundo a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o documento cumpre determinações legais, possibilitando o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar.

Evento foi no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande ©Marcos Maluf

Foi também incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Como terá informações impressas em inglês e francês, além do português, o documento facilitará o uso em outros países.

As mudanças estavam previstas desde dezembro de 2021, quando o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução nº 886, que regulamenta especificações, produção e expedição da CNH. A substituição não é obrigatória.

Ela será implementada de forma gradual para novas habilitações, na medida em que os condutores venham a renovar ou emitir a segunda via do documento.

De acordo com o Detran, a emissão do documento não terá alteração do valor. Atualmente, a renovação custa R$ 332,65 e R$ 526,93 (motorista profissional). 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: