Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Com nova onda de covid, cidade do interior limita eventos a 400 pessoas

Já são quatro municípios que voltaram a decretar restrições para conter avanço da doença no Estado

13/01/2022

10:30

ADRIEL MATTOS

Vista aérea de Nova Andradina ©Divulgação/PMNA

O prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia (PL), decretou novas medidas restritivas para conter o novo pico da pandemia de covid-19. Eventos com mais de 400 pessoas estão proibidos a partir desta quinta-feira (13).

Shows, jantares, almoços e outros tipos de eventos podem ser realizados abaixo desse número, incluindo membros da organização, entre 7h e meia-noite. Porém, a Vigilância Sanitária ainda pode determinar, na vistoria ao local, a quantidade máxima de pessoas para que o evento ocorra de maneira segura.

Ontem (12), a média móvel de infecções diárias por covid-19 n cidade atingiu 90 casos. A grande maioria são casos com sintomas leves, e não há registro de internações até o momento.

Garcia declarou que as medidas vão vigorar até que a situação epidemiológica fique novamente sob controle e pediu à população para manter a vacinação em dia e os cuidados preventivos para evitar a contaminação e transmissão.

“Com os dados de hoje, o município deverá ultrapassar a marca de 400 casos ativos, contudo, a boa notícia é que não temos nenhuma pessoa internada em decorrência da covid-19 em Nova Andradina. Vamos trabalhando para fazer com que nossa cidade continue figurando entre as menores taxas de óbitos e contágio no Centro-Sul do País, em razão da pandemia”, afirmou.

Recrudescimento – Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo e Antônio João também lançaram novos decretos para conter o novo pico de covid-19 e a epidemia de gripe (Influenza “A” H3N2). Em Ponta Porã, o uso de máscara voltou a ser obrigatório.

Apesar do aumento das infecções, a Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã notou considerável elevação na procura por vacinas, no entanto, a quantidade de não-vacinados ainda é grande. “Acho que estão se dando conta da grave situação. Hoje, tivemos um óbito e o morador não estava vacinado. Dos internados, a maioria também não tomou a vacina. Por isso, nosso apelo é para que a população não deixe de se vacinar”, disse o prefeito Hélio Peluffo (PSDB).

Já em Ribas do Rio Pardo, há toque de recolher a partir das 22h (de segunda a quinta-feira) e das 23h (nas sextas, sábados e domingos). Em todos os dias, a medida tem fim às 5h da data seguinte.

O prefeito João Alfredo Danieze (PSOL) explica que os casos de covid-19 no município reduziram a zero até o começo de dezembro e que não havia necessidade de restrições. “Era diretriz da administração continuar com as restrições, mas o comitê formado por várias entidades resolveu acabar com o toque de recolher e, inclusive, o uso de máscaras na cidade”.

Em Antônio João, o uso obrigatório de máscara de proteção facial voltou a vigorar. Além disso, o comércio deve observar as demais medidas de biossegurança, como o distanciamento de 1,5m e a disponibilização de álcool 70%. A Vigilância Sanitária efetuará a fiscalização e poderá até recolher o alvará em caso de descumprimento. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: