Campo Grande (MS), Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Jardim apresenta oficialmente Cidade Empreendedora à população

19/09/2018

08:15

JE

Solenidade de lançamento mostrou como funciona o programa do Sebrae em conjunto com a Prefeitura Municipal que visa acelerar a economia local

©Divulgação
O Sebrae/MS e a Prefeitura de Jardim lançaram oficialmente à população na noite desta terça-feira (18), em evento realizado no Centro de Convenções Oswaldo Fernandes Monteiro, o Cidade Empreendedora, programa elaborado pela instituição de apoio aos pequenos negócios, e realizado em conjunto com a administração pública municipal, com foco em melhorar eixos estratégicos da economia local.

“A essência dessa iniciativa é o protagonismo local. Iremos desenvolver um trabalho intensivo voltado ao empreendedorismo, e que não envolverá somente o setor público e as instituições de apoio empresarial, mas também toda a sociedade civil organizada, para que o diferencial de Jardim seja potencializado”, destaca Maristela França, diretora técnica do Sebrae/MS.

O programa segue até o final de 2019 e está dividido em oito pontos chave que visam acelerar o desenvolvimento: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

De acordo com o prefeito Guilherme Monteiro, o Cidade Empreendedora servirá para preparar o município para as oportunidades que surgirão com a Rota Bioceânica, via de acesso terrestre a portos chilenos com previsão de abertura até 2021. São ao todo 1.950 km de estrada com trechos no Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. “Isso vai abrir caminhos, gerando emprego e renda para a nossa região”, afirma.

O evento de lançamento do programa contou com a palestra “Rede de Cooperação para o Desenvolvimento – A experiência do Cariri Paraibano”, ministrada por Arnaldo Júnior, ex-prefeito de Cabaceiras (PE), consultor do Sebrae e especialista em gestão pública. 

Ele mostrou, tendo como exemplo o trabalho realizado no município do sertão pernambucano, que é possível descobrir a vocação de cada cidade por meio do programa criado pelo Sebrae para promover o desenvolvimento local, graças a um trabalho conjunto com prefeituras, que identifica eixos estratégicos da economia e atua focado em acelerar seu crescimento. 

“O caminho é exatamente o da cooperação, do compartilhamento das responsabilidades. No caso do Cidade Empreendedora, mesmo o mandato na gestão pública tendo um tempo limite para se concluir, se os projetos foram pensados com o apoio da sociedade, os próprios cidadãos darão continuidade às ações para gerar o desenvolvimento”, disse o palestrante.

Próximo passo e informações

Durante esta quarta-feira, das 14 às 18 horas, será a vez da Oficina Mapa de Oportunidades, que apontará pontos fortes e fracos do município, e as oportunidades e ameaças existentes, para então definir um eixo de atuação do programa. A capacitação é aberta a qualquer cidadão que desejar integrar essa dinâmica, e acontece no Centro de Atendimento ao Turista – CAT (Rua Tenente Ari Rodrigues, 516).

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora em Jardim são obtidas na Prefeitura Municipal pelo telefone (67) 3209-2509 ou ainda pelo e-mail: [email protected]

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800.

ASSECOM

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: