Política / Diplomacia
Lula defende reação do Brasil aos EUA e diz que medida da PF segue princípio da reciprocidade
Presidente apoiou retirada da credencial de agente norte-americano em Brasília após expulsão de delegado brasileiro que atuava em cooperação com autoridades dos Estados Unidos
22/04/2026
20:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira (22) a decisão da Polícia Federal de retirar a credencial de um agente de imigração dos Estados Unidos que atuava na sede da corporação, em Brasília. Ao comentar o episódio, Lula afirmou que a medida adotada pelo governo brasileiro segue o princípio da reciprocidade.
“Eles fizeram conosco, a gente vai fazer com eles. Esperando que eles estejam dispostos a voltar a conversar e as coisas voltarem à normalidade”, declarou o presidente em vídeo divulgado nas redes sociais, ao lado do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e do ministro da Justiça, Wellington Lima e Silva.
A reação do governo brasileiro ocorreu depois de os Estados Unidos determinarem a saída do delegado da Polícia Federal Marcelo Ivo de Carvalho do território norte-americano. O nome do delegado passou a ganhar destaque após sua atuação no episódio que levou à prisão do ex-deputado Alexandre Ramagem.
Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou nota informando que a representante da embaixada norte-americana havia sido comunicada, na terça-feira (21), sobre a adoção da reciprocidade pelo Brasil. Segundo o Itamaraty, a decisão americana foi tomada sem pedido prévio de esclarecimentos nem tentativa de diálogo, contrariando o que prevê o acordo bilateral de cooperação policial entre os dois países.
Na nota, o governo brasileiro afirmou que a medida adotada pelos Estados Unidos também desrespeita a boa prática diplomática construída ao longo de mais de 200 anos de relações entre as duas nações. O texto reforça ainda que o agente brasileiro atuava com base em um memorando de entendimento firmado pelos dois governos para facilitar o intercâmbio de oficiais de ligação na área de segurança.
O caso ganhou dimensão diplomática após o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos informar, na última segunda-feira (20), que havia solicitado a saída de um “funcionário brasileiro” do país. Embora a comunicação não tenha mencionado nomes diretamente, a referência foi associada ao delegado Marcelo Ivo de Carvalho, da PF.
O episódio está ligado à prisão de Alexandre Ramagem, ocorrida neste mês na Flórida. O ex-deputado foi solto na última quarta-feira (15), após permanecer dois dias detido. Ex-diretor da Abin, Ramagem foi condenado no ano passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 16 anos de prisão na ação penal relacionada à trama golpista.
Depois da condenação, ele perdeu o mandato, deixou o país e passou a viver nos Estados Unidos. Em dezembro de 2025, o ministro Alexandre de Moraes determinou o envio de um pedido formal de extradição por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Em abril, a Polícia Federal informou que a detenção de Ramagem pelas autoridades migratórias norte-americanas havia ocorrido como resultado de cooperação policial internacional entre Brasil e Estados Unidos. Segundo a corporação, o ex-deputado foi preso em Orlando e é considerado foragido da Justiça brasileira após condenação por crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado democrático de direito.
No mesmo vídeo em que comentou a reação diplomática, Lula também anunciou a contratação de 1 mil novos agentes para reforçar a atuação da Polícia Federal em portos, aeroportos e regiões de fronteira. De acordo com o presidente, a medida integra a estratégia do governo de combate ao crime organizado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Vini Jr. decide de novo, Brasil vence a Escócia e avança em primeiro no Grupo C
Leia Mais
Londres Machado se emociona ao se despedir da filha Grazielle em Campo Grande
Leia Mais
Michelle Bolsonaro diz que foi humilhada por Flávio em disputa interna do PL
Leia Mais
Jaques Wagner se afasta da liderança do governo no Senado após operação da PF
Municípios