Política
Soraya desafia Carlos Bolsonaro para disputar Senado em MS e intensifica críticas ao bolsonarismo
Senadora afirma que foi “traída” por Jair Bolsonaro, provoca pré-candidato do PL e mantém indefinição sobre cenário estadual
06/02/2026
08:30
INVESTIGA MS
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A senadora Soraya Thronicke (Podemos) voltou a elevar o tom contra o grupo bolsonarista e lançou desafio público ao pré-candidato do PL ao Senado em Santa Catarina, Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante entrevista concedida nesta sexta-feira à Rádio Top FM, a parlamentar afirmou que gostaria de enfrentá-lo em um debate eleitoral.
“Eu queria que o Carluxo viesse pra cá. Se está dando problema lá, em Santa Catarina, por que não vem pra cá? Estou louca para pegar ele em um debate”, declarou a senadora, ao comentar a disputa interna do PL catarinense. Soraya ainda questionou se o pré-candidato teria capacidade de enfrentar o eleitorado sul-mato-grossense.
Na mesma entrevista, a parlamentar reiterou críticas ao ex-presidente. Segundo ela, foi “traída” por Jair Bolsonaro, afirmando que outros aliados também teriam enfrentado situação semelhante. Ela citou a senadora Tereza Cristina (PP) como exemplo recente de desgaste político dentro do grupo.
Questionada sobre o cenário para o governo de Mato Grosso do Sul, Soraya afirmou manter diálogo com o grupo do governador Eduardo Riedel (PSDB), destacando relação institucional baseada em projetos e resultados. Ao mesmo tempo, declarou amizade com o ex-deputado federal Fábio Trad, apontado como pré-candidato pelo PT.
A senadora afirmou que sua prioridade será a reeleição ao Senado e que pretende conduzir a campanha com foco no parlamento, independentemente de alinhamento formal com candidaturas ao Executivo estadual.
“Meu trabalho é cuidar do Mato Grosso do Sul e legislar. Isso faço independentemente de quem esteja no governo”, declarou.
Nos bastidores, Soraya tem ampliado diálogo com lideranças ligadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclusive em articulação para eventual composição de dobradinha ao Senado com o deputado federal Vander Loubet (PT). As conversas teriam incluído convite do PDT, embora o tema não tenha sido abordado pela senadora durante a entrevista.
Sobre a eleição presidencial, Soraya afirmou que terá liberdade de atuação garantida pela presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, o que permitiria manter postura independente na disputa ao Palácio do Planalto. Segundo ela, a estratégia busca preservar diálogo com eleitores de diferentes correntes ideológicas.
As declarações ampliam o distanciamento entre Soraya e o núcleo bolsonarista e reforçam a indefinição sobre seu posicionamento formal no cenário nacional, enquanto consolida movimentações para a disputa ao Senado em 2026.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Rinaldo destaca prioridades e cobra diálogo na retomada dos trabalhos da ALEMS
Leia Mais
Marcos Pollon afirma que pretende disputar o Governo de MS em 2026 e reforça alinhamento ao bolsonarismo
Leia Mais
Prazo para inscrição no Fies 2026 termina nesta sexta-feira; MEC oferta mais de 112 mil vagas
Leia Mais
Soraya reafirma permanência no Podemos e anuncia neutralidade na disputa presidencial
Municípios