Campo Grande (MS), Sábado, 20 de Dezembro de 2025

Política / Justiça

Citado em apurações da PF, Lulinha retorna ao Brasil para festas de fim de ano

Filho do presidente Lula vive na Espanha desde julho e não é formalmente investigado no caso das fraudes no INSS

20/12/2025

18:00

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

O empresário Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, está no Brasil há cerca de dez dias para passar as festas de fim de ano. Filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele havia se mudado para a Espanha em julho de 2025 e deve retornar ao país europeu no início de janeiro. Atualmente, Lulinha está em São Paulo, onde mantém residência.

O nome do empresário aparece citado em investigações da Polícia Federal que apuram descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS, no âmbito da Operação Sem Desconto. Apesar das menções, Lulinha não é investigado formalmente no inquérito.

Menções em depoimentos e decisão do STF

As apurações apontam indícios de uma relação de proximidade entre Lulinha e Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, apontado como um dos principais articuladores do esquema e preso desde 12 de setembro de 2025.

Em depoimento à Polícia Federal, Edson Claro, ex-funcionário de Antunes, afirmou que Lulinha teria recebido pagamentos mensais de R$ 300 mil, valor que descreveu como uma “mesada”. A declaração integra os autos da investigação, mas não configura acusação formal contra o filho do presidente.

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou uma nova fase da operação, deflagrada em 18 de dezembro de 2025, menciona três vezes o nome de Fábio Luís, sendo duas de forma indireta e uma direta. O documento cita cinco pagamentos de R$ 300 mil feitos por Antunes à lobista Roberta Luchsinger, descrita como amiga próxima de Lulinha.

Relações pessoais e viagens

De acordo com documentos da Polícia Federal, Roberta Luchsinger e Lulinha mantêm relação de amizade e realizaram ao menos seis viagens juntos em 2024 e 2025, incluindo deslocamentos internacionais, como uma viagem a Portugal. Em registros da investigação, Lulinha aparece referido como “filho do rapaz”, expressão usada para identificar o vínculo familiar com o presidente da República.

Retorno à Europa

A expectativa é que Lulinha retorne à Espanha no início de janeiro. Há possibilidade de encontro com o presidente Lula durante o período natalino, embora o chefe do Executivo ainda não tenha confirmado se passará o Natal em Brasília ou em São Paulo.

As investigações sobre o esquema de fraudes no INSS seguem em andamento sob responsabilidade da Polícia Federal, com acompanhamento do STF. Até o momento, não há denúncia formal ou indiciamento contra Fábio Luís Lula da Silva.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: