Política / Tribunal de Contas
Após reunião com Riedel, Gerson Claro indica que Sérgio de Paula deve ser o nome da ALEMS para o TCE-MS
Presidente da Assembleia prevê definição até a próxima semana, após aposentadoria de Jerson Domingos
11/11/2025
11:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
As articulações políticas para preencher a vaga aberta no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) ganharam força nesta semana. O presidente da Assembleia Legislativa (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), afirmou que o nome do ex-secretário da Casa Civil Sérgio de Paula deve ser o mais cotado para ocupar o posto deixado pelo conselheiro Jerson Domingos, que se aposenta oficialmente nesta quinta-feira (13), véspera de seu aniversário de 75 anos.
A vaga pertence à cota de indicação da Assembleia Legislativa, e, segundo Gerson Claro, o assunto foi discutido durante reunião com o governador Eduardo Riedel (PP), líderes partidários e o ex-governador Reinaldo Azambuja (PL).
“Vão colocar em apreciação o nome do Sérgio de Paula, mas pode ser também que um próprio deputado ou outro nome possa surgir, isso é natural”, disse Claro.
Com a aposentadoria de Jerson Domingos, o TCE-MS enviará um ofício oficializando a vacância da cadeira à ALEMS, que dará início ao processo de indicação. O procedimento será conduzido em regime de urgência, e Gerson Claro estima que a definição ocorra até a quarta-feira da próxima semana (19).
“Na quarta-feira deverá ser lido o projeto de decreto legislativo. Na quinta, ele será encaminhado à CCJR, que tem 48 horas para emitir parecer. Provavelmente, até a próxima quarta-feira esse assunto estará resolvido na Assembleia”, explicou o presidente.
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) fará a análise técnica da indicação, seguida de sabatina e votação em plenário, que exige maioria simples dos votos. Após a aprovação, a Assembleia emitirá o ato de nomeação, e o novo conselheiro será empossado pelo TCE-MS.
Antes da reunião, os deputados Paulo Corrêa (PSDB) e Márcio Fernandes (MDB) haviam demonstrado interesse em disputar a vaga, mas o movimento em torno de Sérgio de Paula — aliado político de Riedel e ex-coordenador do Governo de MS — passou a ganhar força entre as principais lideranças.
Gerson Claro ponderou que o debate será aberto a outros nomes, mas reforçou que o perfil técnico e a experiência administrativa de Sérgio de Paula o colocam em posição de destaque nas conversas internas.
A vaga foi aberta com a aposentadoria de Jerson Domingos, que encerra uma trajetória de mais de uma década no TCE-MS, após carreira política na Assembleia Legislativa, onde foi presidente antes de ser indicado ao Tribunal em 2014.
A substituição marca nova etapa de recomposição no TCE-MS, Corte responsável por fiscalizar as contas públicas estaduais e municipais e por zelar pela transparência na aplicação dos recursos públicos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sem consenso, Câmara adia votação do Projeto de Lei Antifacção para esta quarta-feira (12)
Leia Mais
Assembleia aprova empréstimo de R$ 950 milhões para obras do Governo de Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Campo Grande sedia 1º Encontro Inter-religioso de Mato Grosso do Sul neste domingo (16)
Leia Mais
Obras seguem em ritmo intenso na BR-163/MS; confira os trechos com pare-e-siga e desvios nesta terça-feira (11)
Municípios