Política
Jerson Domingos se despede do TCE-MS na véspera de completar 75 anos
Aposentadoria encerra trajetória de mais de uma década na Corte de Contas; Assembleia deverá indicar novo conselheiro nas próximas semanas
11/11/2025
07:05
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O conselheiro Jerson Domingos se despede oficialmente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) nesta quinta-feira (13), um dia antes de completar 75 anos, idade-limite para permanência no cargo. A aposentadoria será publicada na mesma data, marcando o fim de um ciclo de mais de dez anos de atuação na Corte.
A última sessão plenária de julgamento com a presença de Domingos está marcada para quarta-feira (12), quando colegas e autoridades devem prestar homenagens à sua trajetória no tribunal.
Com a aposentadoria oficializada, o presidente do TCE-MS, Flávio Kayatt, comunicará a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) sobre a vacância do cargo, enviando um ofício à Casa de Leis já na quinta-feira (13).
A partir daí, inicia-se o processo de indicação dos candidatos ao posto. Cada nome proposto precisará do apoio de, no mínimo, oito deputados estaduais para ser validado. Após a coleta de assinaturas, as indicações serão analisadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O parecer da comissão segue para votação secreta no plenário da Assembleia, que definirá o indicado a ser encaminhado ao chefe do Executivo estadual.
Concluída a votação, o resultado será enviado ao governador Eduardo Riedel (PP), responsável por nomear oficialmente o novo conselheiro. Em seguida, caberá ao presidente do TCE-MS dar posse ao indicado, que passará a integrar a composição da Corte de Contas.
Apesar das etapas regimentais, a expectativa é de que todo o processo ocorra de forma célere, permitindo que o novo conselheiro assuma suas funções nas próximas semanas.
Natural de Campo Grande, Jerson Domingos tem longa carreira na vida pública sul-mato-grossense. Antes de ingressar no TCE-MS, exerceu mandatos na Assembleia Legislativa, onde chegou à presidência da Casa. Sua indicação ao Tribunal ocorreu em 2014, em reconhecimento à experiência política e administrativa acumulada ao longo de décadas de serviço público.
Durante o período no TCE, Domingos se destacou pela defesa da transparência, da eficiência administrativa e do controle das contas públicas. Com a aposentadoria, encerra uma trajetória marcada pela conciliação entre experiência política e atuação técnica na fiscalização do uso de recursos públicos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Quem ficar no ‘sereno’ poderá ser esquecido em 2028
Leia Mais
Levantamento aponta Flávio Bolsonaro como alvo principal em debate sobre Pix e tarifa dos EUA
Leia Mais
Bracell terá de atualizar licença após mudança em área de fábrica em Bataguassu
Leia Mais
Alunos da Acadepol reforçam ações do Dracco em investigações contra crime organizado
Municípios