Política / Partidos
PP assume liderança em número de prefeitos e passa a comandar maioria do eleitorado em MS
Sob a liderança de Tereza Cristina, partido ultrapassa o PL e se consolida como principal força política do Estado
10/09/2025
22:30
INVESTIGA MS
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Partido Progressista (PP), presidido em Mato Grosso do Sul pela senadora Tereza Cristina, se prepara para assumir o posto de maior partido em número de prefeituras e de eleitores sob sua gestão no Estado. A legenda, que já havia conquistado municípios estratégicos nas últimas eleições, consolidará sua liderança com a chegada de novos prefeitos.
Com a adesão do governador Eduardo Riedel (PSDB) ao partido, o PP incorporará mais seis prefeitos, alcançando um total de 24 administrações municipais. Esse número será suficiente para ultrapassar o PL, comandado pelo ex-governador Reinaldo Azambuja, que soma 23 prefeituras.
Além da liderança em número de prefeitos, o PP já se destacava por governar cidades populosas, incluindo a capital Campo Grande, o que lhe garantia o maior número de eleitores sob administração. Agora, o partido ampliará essa vantagem e passará a influenciar mais de 1 milhão de eleitores no Estado, que hoje possui 1,9 milhão de pessoas aptas a votar.
Entre as novas adesões, destaca-se o prefeito Cassiano Maia (PSDB), de Três Lagoas, terceiro maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul, com 84 mil eleitores.
O PSDB, que nas últimas eleições havia conquistado a liderança isolada com 44 prefeitos, será o partido que mais perde espaço. Com a saída de 18 gestores para o PL e seis para o PP, a legenda cairá para 20 administrações municipais. A expectativa é que novas migrações ainda ocorram, acompanhando o movimento de Riedel. Mesmo assim, os tucanos devem se manter na segunda posição em número de eleitores, com cerca de 400 mil votos potenciais.
Já o PL se consolida como a segunda força em número de prefeitos, embora com um eleitorado menor. As principais bases progressistas estão em Naviraí, com 36,5 mil eleitores, e Sidrolândia, com 33.855 eleitores. No total, os 23 municípios administrados pelo partido somam 304 mil eleitores.
MDB: deve permanecer com oito prefeituras e um eleitorado estimado em 76 mil pessoas;
PSB: apesar de ter apenas uma prefeitura, aparece em quarto lugar no ranking de eleitores por administrar Corumbá, com 66 mil eleitores;
PSD: com três prefeituras, soma apenas 35 mil eleitores.
Com a expansão, o PP não apenas assume a dianteira na quantidade de administrações, mas também consolida seu domínio sobre a maior parte do eleitorado de Mato Grosso do Sul. O movimento reforça a legenda como a principal força política do Estado, a menos de um ano das próximas disputas municipais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Após prisão de Henrique Budke, vice-prefeito Arlindo Landolfi assume comando da Prefeitura de Terenos
Leia Mais
Detento é executado com seis tiros em frente ao presídio da Gameleira no 1º dia de trabalho externo
Leia Mais
Motiva Pantanal mantém obras e manutenção em trechos da BR-163/MS nesta quinta-feira
Leia Mais
TCE-MS orienta gestores a incluir ações de combate à violência contra mulheres e meninas no planejamento orçamentário
Municípios