Política / Justiça
Eduardo Bolsonaro reage a operação contra o pai e diz que Moraes "dobrou a aposta"
Deputado afirma que ele e Flávio Bolsonaro também são alvos de investigação e denuncia medidas como prisão e tornozeleira contra o ex-presidente
18/07/2025
08:30
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou nesta sexta-feira (18) a nova ofensiva da Polícia Federal (PF) contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, e atribuiu a operação à escalada de tensão com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, tanto ele quanto seu irmão, Flávio Bolsonaro, também estariam sob investigação.
"Alexandre de Moraes redobrou a aposta e, depois do vídeo de Bolsonaro para @realDonaldTrump, ordenou a prisão de @jairbolsonaro para hoje", publicou Eduardo Bolsonaro nas redes sociais.
A declaração do deputado ocorre poucas horas após a Polícia Federal cumprir mandados de busca e apreensão na casa de Bolsonaro, em Brasília, e em endereços ligados ao Partido Liberal (PL). A ação foi autorizada pelo ministro Moraes e impôs ao ex-presidente medidas cautelares severas, como uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, proibição de uso de redes sociais e contato com embaixadores e outros investigados.
A nova etapa da investigação atinge diretamente o núcleo político da família Bolsonaro. Jair Bolsonaro é réu no STF por liderar uma trama golpista em 2022, e agora é suspeito de novos delitos, que envolvem ataques à soberania nacional e incitação a retaliações internacionais, em especial após a sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos ao Brasil, motivada, segundo documentos do governo americano, pela forma como Bolsonaro vem sendo tratado judicialmente no país.
O ex-presidente já foi declarado inelegível até 2030 por ataques ao sistema eleitoral e enfrenta ações penais que podem levar a mais de 40 anos de prisão. Entre os crimes atribuídos a ele estão:
Organização criminosa armada
Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
Golpe de Estado
Dano qualificado por violência e grave ameaça
Deterioração de patrimônio público e tombado
A manifestação de Eduardo Bolsonaro tenta enquadrar as ações do STF como uma retaliação política e sugere perseguição judicial à sua família. A declaração ocorre num momento de forte desgaste internacional, com o presidente dos EUA, Donald Trump, mencionando Jair Bolsonaro em comunicado oficial, acusando o Brasil de perseguir o aliado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Vander Loubet garante pacote de investimentos do Novo PAC Saúde para dezenas de cidades de MS
Leia Mais
PF encontra US$ 14 mil e R$ 8 mil na casa de Bolsonaro; ex-presidente terá que usar tornozeleira eletrônica e está proibido de usar redes sociais
Leia Mais
Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica após fotos revelarem inchaço nas pernas e mão maquiada
Leia Mais
UTI Cardiológica da Cassems de Campo Grande conquista certificação Top Performer e se destaca nacionalmente
Municípios