Política / Direitos do Consumidor
Projeto de Lei quer obrigar transportadoras a fixarem data e turno de entrega em MS
Proposta do deputado Paulo Duarte atualiza legislação de 2010 e amplia proteção aos consumidores
08/04/2025
14:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) apresentou nesta terça-feira (8) um projeto de lei que obriga transportadoras e fornecedores de bens e serviços em Mato Grosso do Sul a definirem data e turno para entregas realizadas ao consumidor. A medida propõe uma atualização da Lei nº 3.903/2010, também de autoria do parlamentar, e tem como foco garantir maior previsibilidade e respeito ao tempo dos consumidores.
Segundo o deputado, ainda é comum que transportadoras atuem sem oferecer um horário definido para entregas, o que obriga os clientes a reorganizarem suas rotinas ou a perderem compromissos importantes para aguardar a chegada de produtos ou prestação de serviços. “Ainda hoje o consumidor se depara com a livre estipulação de data, hora e turno quando se trata das transportadoras de bens”, explicou Duarte.
“Criamos mais um mecanismo de defesa e proteção aos consumidores”, afirmou Paulo Duarte.
Mesmo com a possibilidade de acompanhamento virtual, o parlamentar afirma que, na prática, as previsões de entrega raramente são cumpridas pelas empresas. “Na maioria das vezes o transportador descumpre o estabelecido, levando o consumidor a prejuízos”, completou.
Entre os principais problemas enfrentados, estão casos em que as transportadoras devolvem o produto à loja por ausência do cliente no local de entrega, obrigando o consumidor a entrar em um processo burocrático e desgastante para reaver o dinheiro gasto ou recuperar créditos investidos.
O projeto de lei pretende tornar obrigatória a definição de data e turno para entrega, mesmo quando realizada por empresas terceirizadas de transporte, como forma de responsabilizar as transportadoras pela comunicação e cumprimento dos prazos estabelecidos.
A matéria agora segue para análise das comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, antes de ser votada em plenário.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Terras raras colocam Brasil no centro da disputa global por minerais estratégicos
Leia Mais
Equipe de Lula ouve nos EUA que Trump barrou negociações diretas com o Brasil
Leia Mais
Detran-MS adia vencimento do licenciamento de veículos com placa final 3 para setembro
Leia Mais
Bolsa Família paga parcela de julho a beneficiários com NIS final 6 nesta sexta-feira
Municípios