Campo Grande (MS), Domingo, 11 de Maio de 2025

SEBRAE

Com apoio do Sebrae, Prefeitura de Campo Grande classifica 654 atividades empresariais como Baixo Risco

Decreto municipal baseado na Lei da Liberdade Econômica torna a Capital uma das cidades com mais atividades liberadas para operar sem autorização prévia

11/03/2025

13:15

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Comércio de calçados, fabricação de cervejas, produção de ovos e serviço de táxi estão entre as 654 atividades empresariais dispensadas de licenciamento prévio em Campo Grande. A decisão foi divulgada pela Prefeitura Municipal, na segunda-feira (10), por meio do decreto 16.204 publicado no Diário Oficial do município, que descarta a necessidade de licenciamento ou alvará por classificar essas formas de atuação de empresas como de baixo risco.

O número de atividades empresariais isentas em Campo Grande é mais que o dobro das classificadas pelo Governo Federal (Resolução nº51, de 11 de junho de 2019) – de 287. Desta forma, o município está entre as cidades do país com maior número de atividades dispensadas desses licenciamentos. Segundo o titular da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, Ademar Silva Junior, a ação busca incentivar o surgimento de negócios e trazer investimentos para a Capital.

“Campo Grande tem mais de 130 mil empresas ativas, dessas, cerca de 110 mil são microempresas e microempreendedores individuais. Os números deixam claro a importância que essas empresas têm na economia, e apesar de a maioria das vezes, exercerem atividades de baixo risco, enfrentam as mesmas legislações que empresas de porte muito maior para estarem legais. Essa resolução vem facilitar a abertura dessas empresas ao especificar 654 atividades que poderão ser abertas de forma simplificada. Com isso, queremos potencializar e atrair mais investidores para a Capital”, afirma o secretário.

A medida foi baseada na Lei Federal 13.874/19, denominada Lei da Liberdade Econômica, que visa promover o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico. Em Campo Grande, a lei foi adaptada à realidade local, a partir da Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica no âmbito do Município, instituída no ano passado.

Todo esse trabalho para reduzir a burocracia e simplificar o processo de abertura de pequenas empresas foi possível a partir do apoio do Sebrae, que auxiliou o município na implementação da Lei da Liberdade Econômica, disponibilizando consultoria específica para as equipes técnicas da Prefeitura. Além disso, para contribuir na definição das atividades de baixo risco, a instituição participa de reuniões técnicas e grupos estratégicos, como é o caso do Comitê de Implantação da Lei da Liberdade Econômica em Campo Grande (CILE-CG).

“A dispensa dos licenciamentos prévios sinaliza para o empreendedor que é simples realizar o processo de abertura de empresa em Campo Grande, sendo um incentivo para a formalização. Além disso, quando analisamos o ambiente de negócios, a medida é significativa para o Estado de Mato Grosso do Sul como um todo, já que a Capital é a cidade que mais formaliza empresas em nível estadual”, pontua o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

De acordo com a coordenadora do CILE-CG, Jurema Ortiz, a parceria entre Sebrae/MS e poder público foi fundamental neste processo. “O auxílio dos representantes do Sebrae sempre foi muito importante nessa construção, pois nos trouxe o lado do empreendedor com suas dificuldades e anseios. Ajudar a pensar na regulamentação da LC 528/2024 foi mais do que colocar no papel o que pretendíamos, mas como o real interessado, que é o futuro empreendedor, a receberia. O Sebrae foi o nosso contato com o mundo externo e esse suporte nos deu mais segurança na redação da Lei Complementar e do Decreto regulamentador”, disse.

Mais informações sobre as ações do Sebrae podem ser obtidas pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: