POLÍTICA
Assembleia Legislativa aprova emenda para ampliar doação de sangue em Mato Grosso do Sul
Projeto incentiva conscientização sobre a importância da doação entre estudantes e suas famílias
13/02/2025
10:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em primeira votação, nesta quarta-feira (12), um projeto de lei que acrescenta uma emenda à Lei nº 2.656, de 2003, com o objetivo de fortalecer a cultura da doação de sangue no estado. A proposta, de autoria do deputado estadual Paulo Duarte (PSB), prevê a criação de instrumentos específicos para promoção de cursos, seminários e campanhas educativas voltadas para alunos, familiares e comunidades escolares.
O deputado Paulo Duarte destacou que a inclusão desse dispositivo na lei permitirá ações educativas contínuas, formando futuros doadores de sangue e ampliando a consciência cidadã entre os estudantes.
"Cada vez mais, nos deparamos com hemocentros realizando campanhas para atrair novos doadores. Nos períodos sazonais, como inverno e feriados prolongados, as doações costumam diminuir, deixando os estoques em situação crítica. Isso prejudica cirurgias e coloca vidas em risco", justificou o parlamentar.
Atualmente, o Hemosul conta com um cadastro de 331,4 mil doadores ativos, sendo que 132 mil são doadores efetivos. A hemorrede estadual é composta por 12 centros de coleta distribuídos em diversas cidades:
A proposta ainda precisa passar por segunda votação na Assembleia Legislativa, antes de ser encaminhada para sanção do governador. A expectativa é que a iniciativa contribua para a ampliação da rede de doadores de sangue no estado e para a manutenção dos estoques em níveis seguros.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Após deixar prisão, Daniel Alves surge como pregador em igreja evangélica na Espanha
Leia Mais
TSE marca julgamento que pode definir o futuro político do deputado Lucas de Lima
Leia Mais
Puccinelli nega debandada no MDB com ou sem candidatura de Simone Tebet
Leia Mais
Instagram lança “Histórico de Visualização”, nova função que permite rever vídeos já assistidos
Municípios