POLÍTICA
Diplomação de prefeitos das maiores cidades de MS acontece em 18 de dezembro
Processo formaliza a legitimidade dos eleitos para o triênio 2025-2028; solenidade em Bandeirantes ainda depende de nova eleição
21/11/2024
13:00
DA REDAÇÃO
©ILUSTRAÇÃO
A diplomação dos prefeitos, vices e vereadores eleitos nas principais cidades de Mato Grosso do Sul está marcada para o dia 18 de dezembro, conforme estabelecido pela Justiça Eleitoral. O ato oficial é essencial para legitimar os mandatos e ocorre até o último dia útil antes do recesso, em 19 de dezembro.
Em Bandeirantes, a diplomação não será realizada devido à cassação do prefeito eleito Álvaro Urt (PSDB), declarado inelegível por oito anos após decisão judicial. Uma nova eleição será convocada. Enquanto isso, o presidente da Câmara Municipal assumirá o Executivo interinamente.
A diplomação é um requisito indispensável para a posse, conforme a Resolução nº 23.677/2021 do TSE, e só pode ser realizada para candidatos com registros de candidatura aprovados. Aqueles que não comparecerem à solenidade ou não apresentarem justificativa formal podem ser multados ou impedidos de assumir seus cargos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado Vander Loubet lança projetos estratégicos com mais de R$ 25 milhões em investimentos na UFMS
Leia Mais
Suzano abre processos seletivos em Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas com vagas para diversas áreas
Leia Mais
Marfrig abre vagas de emprego para unidade de Bataguassu com inscrições até 30 de abril
Leia Mais
Gerson Claro ganha força como nome de Tereza Cristina para o Senado em 2026
Municípios