SOLIDARIEDADE
Cartórios de MS promovem mutirão para incentivar doação de órgãos neste sábado no Shopping Norte Sul Plaza
Ação gratuita possibilitará emissão de autorizações eletrônicas de doações e busca reduzir a fila de 60 mil pessoas à espera de órgãos no Brasil
18/10/2024
11:00
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
Neste sábado, dia 19 de outubro de 2024, os Cartórios de Notas de Mato Grosso do Sul realizarão a 2ª edição da Jornada Notarial, um evento gratuito de aconselhamento jurídico notarial que, neste ano, terá como foco principal a Doação de Órgãos. A iniciativa ocorrerá no Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande, das 10h às 16h, e permitirá que os cidadãos emitam a Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (AEDO), um documento digital que registra o desejo de ser doador de órgãos. Não há necessidade de agendamento prévio, e o atendimento será feito por ordem de chegada.
Organizado pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul (CNB/MS), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o mutirão visa conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e estimular a emissão de AEDOs, contribuindo para reduzir a fila de espera por transplantes, que hoje ultrapassa 60 mil pessoas no Brasil. Desde que o serviço foi lançado, mais de 200 autorizações de doação já foram emitidas nos cartórios do Estado.
“O registro da AEDO é simples, seguro e gratuito, e garante que o desejo de ser doador seja respeitado após o falecimento, orientando a família para a doação dos órgãos. Essa é uma atitude que pode salvar vidas, oferecendo esperança para quem aguarda por um transplante. Tomar essa decisão é um ato de amor”, afirmou o presidente do CNB/MS, Elder Gomes Dutra.
A Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (AEDO), regulamentada pelo Provimento nº 164/2024 do CNJ, é uma ferramenta digital acessível a toda a população e pode ser consultada diretamente pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes, utilizando o CPF do falecido. O documento assegura a vontade do cidadão de ser um doador e é armazenado na plataforma e-Notariado, que congrega os serviços digitais dos cartórios brasileiros.
Para emitir a AEDO, o cidadão deve comparecer ao evento portando um documento de identidade com foto. Um profissional coletará as informações e emitirá o Certificado Digital Notarizado, uma assinatura digital que garante a autenticidade da solicitação. O desejo do doador será então registrado na plataforma, garantindo que a vontade seja respeitada.
Atualmente, mais de 60 mil pessoas aguardam por um transplante no Brasil, e a fila de espera só pode ser reduzida com o aumento de doações. A AEDO surge como uma solução prática para que as pessoas expressem seu desejo de doar órgãos, sem burocracias e de forma acessível. Cada cidadão pode ter apenas uma AEDO ativa e, caso queira incluir ou retirar órgãos, deverá revogar a autorização anterior e emitir um novo documento.
Durante o evento, a população também poderá esclarecer dúvidas sobre uma série de serviços oferecidos pelos Cartórios de Notas, incluindo testamentos, heranças, divórcios, e compra e venda de imóveis. Esses serviços garantem a segurança jurídica e a eficácia de atos patrimoniais e pessoais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Resultados da Loteria: +Milionária pode pagar R$ 38,5 milhões em sorteios deste sábado
Leia Mais
Tiroteio em Campo de Futebol na Fronteira deixa três mortos e dois Feridos
Leia Mais
Reforma tributária zera impostos sobre cesta básica, mas preços podem ser influenciados por outros fatores
Leia Mais
Prédios abandonados no Jardim Santa Luzia serão revitalizados para geração de empregos
Municípios