Política Internacional
Lula liga para Macron e condena uso político de tarifas comerciais contra o Brasil
Presidente brasileiro reforça recurso na OMC contra tarifaço de Trump e articula acordos para ampliar mercados
20/08/2025
09:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, na manhã desta quarta-feira (20), com o presidente da França, Emmanuel Macron. O diálogo, que durou quase uma hora, foi confirmado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
Durante a ligação, Lula repudiou o “uso político de tarifas comerciais contra o Brasil” e detalhou as medidas que o governo tem adotado para proteger empresas e trabalhadores diante do tarifaço imposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump.
Segundo a Secom, o presidente brasileiro informou a Macron sobre o recurso apresentado à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas dos EUA, consideradas “injustificadas”.
“Mesmo sem reconhecer a legitimidade de instrumentos unilaterais usados pelos Estados Unidos, como a Seção 301, o presidente Lula comentou sobre os esclarecimentos apresentados por seu governo”, destacou a nota oficial.
Lula ressaltou que o Brasil seguirá empenhado em ampliar mercados e concluir novos acordos internacionais. Ele citou a conclusão do Acordo Mercosul–EFTA e as negociações em andamento com Japão, Vietnã e Indonésia.
Além disso, tanto Lula quanto Macron reforçaram o compromisso de ultimar o diálogo para a assinatura do Acordo Mercosul–União Europeia ainda neste semestre, durante a presidência brasileira do bloco.
Outro ponto da conversa foi a necessidade de fortalecer a cooperação entre países desenvolvidos e o Sul Global, em defesa de um comércio baseado em regras multilaterais. Lula informou ainda que a defesa do multilateralismo será um dos temas centrais da Cúpula Virtual do BRICS, marcada para setembro.
A ligação faz parte de uma série de contatos internacionais do presidente brasileiro nesta semana, com o objetivo de mostrar que o Brasil não está isolado no cenário global, apesar da pressão exercida pelo tarifaço dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Tarifaço: delegações do Brasil e dos EUA iniciam negociações na Malásia após encontro entre Trump e Lula
Leia Mais
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro presidente octogenário em exercício no Brasil
Leia Mais
Empresas da Rota Bioceânica vão construir novo plenário da Assembleia Legislativa de MS
Leia Mais
Lia Nogueira acompanha governador Eduardo Riedel em entregas e lançamentos de obras em Dourados
Municípios