Política / Assembleia Legislativa
Projeto de Hashioka propõe exame obrigatório de fissura palatina em recém-nascidos em MS
Deputado Roberto Hashioka defende medida preventiva para diagnóstico precoce e tratamento imediato da condição congênita
20/08/2025
10:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O exame para detecção de fissura palatina poderá se tornar obrigatório em Mato Grosso do Sul, caso seja aprovado o projeto de lei apresentado nesta quarta-feira (20) pelo deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa.
A fissura palatina é uma malformação congênita que afeta o céu da boca, podendo comprometer funções essenciais, como amamentação, respiração e o desenvolvimento da fala.
De acordo com o texto, maternidades, hospitais e unidades de saúde públicas e privadas que realizam partos deverão aplicar o exame — que consiste em avaliação visual e palpação do palato do bebê — nas primeiras 48 horas de vida. O procedimento deverá ser feito por cirurgiões-dentistas e fonoaudiólogos.
Nos casos de partos fora de unidades de saúde, os pais ou responsáveis terão até 72 horas após o nascimento para solicitar o exame na unidade mais próxima.
Se for constatada ou suspeitada a fissura, a unidade de saúde deverá:
Notificar o serviço de saúde competente;
Encaminhar o recém-nascido para consulta em fonoaudiologia, preferencialmente em centros de referência estaduais;
Orientar os pais sobre diagnóstico e etapas do tratamento.
O projeto também prevê que o registro do exame conste no prontuário do recém-nascido e, quando cabível, na Declaração de Nascido Vivo.
Segundo Hashioka, a medida fortalece a atenção integral à saúde infantil e se alinha às diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).
“Esse exame é simples, não invasivo, sem custo e pode ser realizado durante a rotina de triagem neonatal. A detecção precoce é fundamental para iniciar, de imediato, os encaminhamentos necessários ao tratamento”, destacou o parlamentar.
O PL agora segue para análise nas comissões permanentes da Assembleia Legislativa.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Empresário João Roza Vizcaino recebe Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense por contribuição ao desenvolvimento de Bonito e de Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Atenção, pescadores: começa neste sábado (1º) a Piracema e a proibição da pesca em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Deputados votam projeto que destina arrecadação de multas para custeio da CNH Social em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 8 nesta quarta-feira (29)
Municípios