PREVISÃO DO TEMPO
Sob onda de calor, MS registra máxima de 41ºC nesta quarta-feira, 11
Estado permanece sob alerta vermelho; umidade do ar atinge níveis críticos entre 5% e 20%
11/09/2024
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
Mato Grosso do Sul enfrenta mais um dia de calor intenso, com temperaturas atingindo até 41ºC em várias regiões nesta quarta-feira (11). A capital, Campo Grande, pode registrar até 38ºC ao longo do dia, enquanto o sul do Estado e a região pantaneira devem alcançar os maiores índices, com Porto Murtinho e Coxim sob o impacto de termômetros marcando 41ºC.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a persistência do calor se dá devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que bloqueia a formação de nuvens e favorece o tempo seco. Além das temperaturas elevadas, a umidade relativa do ar permanece crítica, variando entre 5% e 20%, o que agrava os riscos de problemas de saúde e incêndios florestais.
Campo Grande amanheceu com 25ºC, mas deve atingir a marca de 38ºC ao longo do dia. Dourados, no sul do Estado, deve registrar uma mínima de 20ºC e máxima de 39ºC. Nas regiões de Sul-Fronteira e Leste, cidades como Ponta Porã e Anaurilândia começam o dia com 35ºC, e a máxima esperada é de 38ºC.
O Pantanal, tradicionalmente uma das áreas mais quentes, será palco de temperaturas extremas nesta quarta-feira. Aquidauana inicia o dia com 22ºC e pode atingir 40ºC, enquanto Porto Murtinho e Coxim são esperadas para alcançar 41ºC.
Com a alta das temperaturas e a umidade baixa, os órgãos meteorológicos alertam para os perigos à saúde da população, especialmente em relação à desidratação e doenças respiratórias. “É fundamental que as pessoas se hidratem, usem roupas leves, evitem exposição prolongada ao sol e umidifiquem os ambientes”, reforça o Cemtec. A recomendação também se estende ao cuidado com incêndios florestais, uma vez que as condições atmosféricas favorecem a propagação do fogo.
Além disso, todo o Estado está sob alerta vermelho, emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Este nível de alerta indica que a temperatura está cerca de 5ºC acima da média para o período, e a situação deve se estender por mais de cinco dias.
A previsão é de que as condições permaneçam assim até a sexta-feira (13), quando uma frente fria começará a avançar pelo Estado, trazendo uma leve queda de temperatura e umidade. O destaque positivo será a possível ocorrência de chuvas no final de semana, ainda que em volumes baixos, o que pode ajudar a combater focos de queimadas e melhorar a qualidade do ar.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caixa sorteia Lotomania, Mais Milionária e Quina com prêmios que ultrapassam R$ 109 milhões
Leia Mais
Servidor do INSS denunciou esquema de descontos ilegais ainda em 2020, mas investigação só resultou em operação cinco anos depois
Leia Mais
Aprovado projeto que inclui Festival do Hambúrguer no Calendário Oficial de MS
Leia Mais
STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao CNJ; Walter Delgatti pega 8 anos
Municípios