CURIOSIDADES
Você sabia que a estrela-do-mar possui dois estômagos?
Curiosidades que talvez você não sabia sobre a estrela-do-mar
05/08/2024
17:00
ANA KARLA SOUZA
©DIVULGAÇÃO
Admirada, sinônimo de praia e oceanos, a estrela-do-mar é um animal marinho inofensivo e misterioso. Com cerca de 2 mil espécies diferentes, podemos encontrá-la em uma variedade de cores, formas e tamanhos, ainda que a maioria delas possua cinco braços.
Viajando os oceanos utilizando seus pés tubulares, essas criaturas marinhas guardam a incrível capacidade de regenerar membros perdidos, além de um sistema digestivo bastante curioso. Confira no restante do texto outras coisas que você talvez não saiba sobre esse fascinante animal.
1. Estrela-do-mar não é um peixe
Tem mar no nome, é encontrada nos oceanos, um de seus nomes em inglês remete ao animal aquático (starfish), mas a estrela-do-mar não é um peixe, já que lhe faltam uma série de características típicas. Sem nadadeiras ou caudas para se mover ou impulsionar, elas se movimentam utilizando pés ambulacrários, cujo movimento se assemelha bastante ao caminhar.
Também não possuem brânquias, escamas ou barbatanas, sendo essa última ausência motivo de incômodo entre os cientistas em relação ao nome em inglês, starfish, preferindo que se utilize a versão traduzida do nome em português, sea star.
2. Possuem dois estômagos
A alimentação da estrela-do-mar ocorre a partir da entrada no centro de seu corpo, como se fosse uma espécie de boca. Nosso animal marinho posiciona essa parte de sua estrutura em cima da presa e começa a ingeri-la. Dali, o alimento passa pelo esôfago e por dois estômagos.
Além dessa característica, é interessante que a primeira parte do processo digestivo ocorre fora, no chamado "estômago cardíaco", que libera enzimas digestivas. Quando a carne do alimento é quebrada o suficiente, o outro estômago, conhecido como pilórico, engole e completa a digestão internamente.
3. São predadoras agressivas
Ao olhar esse animal marinho, pode ser que você tenha a impressão que se trata de um ser herbívoro e inofensivo. Sinto lhe decepcionar, pois a estrela-do-mar é um ser carnívoro de perfil insaciável.
Sua dieta é composta, prioritariamente, de organismos como corais, esponjas, moluscos e algas. Entretanto, há relatos de que algumas espécies podem incluir seus pares no cardápio, ainda que a ciência não tenha determinado, ainda, se isso é casual ou não.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Em Mato Grosso do Sul, Ligue 180 registra aumento de 18,7% nos atendimentos em 2024
Leia Mais
Marçal recebe diretoria do Hospital de Amor e defende atendimento humanizado
Leia Mais
Empreenda a sua história: inscrições abertas para programa Sebrae Delas
Leia Mais
"Vem Garimpar no Horto Florestal" celebra moda consciente e economia circular
Municípios