CURIOSIDADES
Você pode faltar o treino, sabia? Veja o porquê!
Fatos sobre musculação
01/08/2024
18:00
ANA KARLA SOUZA
©DIVULGAÇÃO
Existem fatos sobre musculação que pouca gente conhece, mas que podem mudar sua vida na academia. Veja se você já conhece todos eles!
A musculação é repleta de mitos e de boatos, e as histórias que ganham força dentro das academias são tomadas como verdades absolutas, mesmo não sendo reais, e a grande maioria acredita. Mas existem também algumas verdades que quase ninguém conhece ou acredita – mesmo sendo reais. São essas verdades que podem fazer a diferença no seu treino e nos seus resultados. Às vezes, elas são desconhecidas por causa de mitos que as contradizem por conta da falta de informação.
O fato é que essas verdades são reais e você precisa conhecê-las. Veja abaixo a nossa lista com delas.
1 – Corrida não é a melhor forma de queimar gordura
A gente bate na tecla do HIT porque, além de ser prático e possível de ser realizado com qualquer tipo de treino cardiovascular, ele mostrou resultados excelentes na manutenção da queima de calorias por até 48 horas. Metabolismo alto é igual a uma maior queima de gordura. Portanto, saiba que correr por correr não é o melhor para queimar gordura. Sprints, por sua vez, são interessantes porque têm intensidade muito maior. Isso não significa que corrida é uma má opção de cardio, porque não é mesmo! Mas se você não gosta de correr, saiba que há opções até melhores para queimar gordura.
2 – Sim, você pode faltar ao treino!
A maioria das pessoas adora o papo de que “você deve superar qualquer coisa e treinar todos os dias”, mas, na realidade, não é bem assim. Claro que preguiça não é motivo para deixar de treinar, porém, em alguns casos, é melhor faltar a uma sessão ou outra do que treinar longe das condições ideais.
Lesões (mesmo as pequenas), problemas pessoais ou emocionais, entre outras coisas, podem fazer com que você treine mal, desconcentrado e sem foco, e, nesses casos, o treino não vai render nada de bom; pelo contrário, pode render uma boa lesão (ou o agravamento de uma).
É verdade que você deve se esforçar para treinar o máximo possível, ter disciplina, respeitar sua programação e nunca inventar desculpas para faltar a um treino, mas não caia nessa de que você tem de treinar a qualquer custo, porque isso nem sempre é verdade.
3 – Alongamento é bom e não atrapalha a hipertrofia
Quando realizado com tensão moderada e por um período curto de tempo, o alongamento é complementar e benéfico à musculação – e não… ele não diminui a força durante os treinos! Pelo contrário: o alongamento pode levar a uma otimização da hipertrofia muscular, pois um músculo flexível vai gerar ainda mais força.
O ideal é alongar os músculos que não forem treinados no dia, ou, então, fazer um alongamento completo em dias separados do treino de hipertrofia.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Dólar cai a R$ 5,77 com minério forte atraindo fluxo comercial e financeiro
Leia Mais
Deputada solicita esclarecimentos sobre funcionamento do Programa Mulher Segura no interior do MS
Leia Mais
Comissão mais importante da Assembleia terá mudanças em sua composição
Leia Mais
BR-262: Com efetivo reduzido da PRF e rodovia sobrecarregada, senador Nelsinho Trad cobra reforço no policiamento e melhorias urgentes
Municípios