CONSUMIDOR
Pesquisa encontra nível elevado de álcool em pão de forma
Estudo da Proteste-Euroconsumers Brasil mostra que das 10 marcas analisadas, 6 tinham quantidade de etanol acima da recomendada para bebidas não alcoólicas
22/07/2024
08:10
PROTESTE
©DIVULGAÇÃO
Estudo da Proteste-Euroconsumers Brasil (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) revelou um nível elevado de álcool em pão de forma. Foram analisadas 10 marcas e, desse total, 6 estão com teor de etanol acima do recomendado para bebidas não-alcoólicas, dentre outras análises.
A comparação considerou o decreto nº 6.871, de 4 de junho de 2009, do governo federal. O texto determina um teor de álcool de até 0,5% em volume para bebidas não-alcoólicas.
As marcas utilizadas na pesquisa foram selecionadas de forma anônima em grandes redes de supermercados. Os dados foram concluídos em 29.fev.2024 pela Proteste.
De acordo com o levantamento, o excesso de álcool encontrado está relacionado ao uso de aditivos para a conservação dos pães de forma. O tipo de conservante geralmente usado é o antimofo em estado líquido, composto por 96% de álcool por litro. O aditivo é aspergido antes de o produto ser embalado.
A Proteste enviou um ofício com os resultados para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e para o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). No documento, a associação sugere o estabelecimento de um percentual máximo de 0,5% de álcool para o produto, conforme percentual balizador do teste.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Municípios