POLÍTICA
Mato Grosso do Sul ganha espaço em encontro diplomático e no Ministério dos Transportes
Embaixador do Paraguai recebeu representantes do Estado para discutir sobre projetos de interesse dos dois países e governo federal anunciou novidades ao projeto da Malha Oeste
17/04/2024
18:35
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O senador Nelsinho Trad (PSD) promoveu estreitamento de relações entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o município de Ponta Porã e o Paraguai. Nesta quarta-feira (17), por intermédio do parlamentar, o embaixador do Paraguai, Juan Ángel Delgadillo, recebeu o vice-governador José Carlos Barbosa – Barbosinha -, o prefeito de Ponta Porã Eduardo Campos e o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, vereador Agnaldo Miudinho, além do deputado estadual Pedrossian Neto. O grupo também foi recebido no fim da tarde pelo Ministério dos Transportes. “Como elo de MS para as nações, trabalhamos por essa sintonia para fortalecer as relações e o crescimento econômico que beneficiará Brasil - nosso MS em especial - e Paraguai”, disse o senador Nelsinho Trad.
A primeira reunião, na embaixada, assegurou atualização sobre o andamento das obras da Rota Bioceânica. Nesta semana, uma comissão mista formada por delegações do Paraguai e do Brasil fez um balanço dos trabalhos que envolvem os municípios de Carmelo Peralta, no departamento do Alto Paraguai, e Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul. “50% dos 530,8 km já estão construídos no território paraguaio”, comentou o senador Nelsinho.
Nesse encontro diplomático, o grupo apresentou o projeto da linha internacional que prevê um parque tecnológico em Ponta Porã. “Foi importante para nossas parcerias que fortaleçam as relações bilaterais, especialmente com um país vizinho como o Paraguai", afirmou o vereador Miudinho.
Malha Oeste
Pelos interesses de Mato Grosso do Sul, a intervenção do senador Nelsinho Trad continuou presente nas agendas desta quarta-feira. Em reunião organizada por ele, pelo deputado estadual Pedrossian Neto e o vice-governador Barbosinha, todos do PSD, com o ministro dos Transportes Renan Filho. “Discutimos sobre a requalificação do ramal de Três Lagoas a Campo Grande na revitalização da Malha Oeste”, informou o senador.
Estiveram presentes também o ex-governador Reinaldo Azambuja e os prefeitos José Calderan (Maracaju), Eduardo Campos (Ponta Porã), o Secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Sidrolândia, Ademir Osiro, além do ministro de carreira diplomática de Relações Exteriores João Carlos Parkinson.
Em resposta, o ministro dos Transportes Renan Filho disse: "A inclusão deste ramal pode ser fundamental para o desenvolvimento regional, e estamos explorando todas as viabilidades técnicas e econômicas."
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Putin decreta trégua de Páscoa na guerra da Ucrânia
Leia Mais
Apple inicia produção do iPhone 16e no Brasil para evitar tarifas e conter aumento de preços nos EUA
Leia Mais
Sem previsão para reajuste da prefeita, vereadores de Campo Grande analisam cinco projetos na próxima sessão
Leia Mais
Ação do TJMS deve atender 6 mil pessoas com emissão de documentos em MS
Municípios