POLÍTICA
Vereadores farão audiência sobre direitos dos indígenas que moram na Capital
Comunidades levarão ao debate temas levantados em reuniões da Comissão Especial das Causas Indígenas
03/08/2023
08:30
CAROLINE MALDONADO
Primeira reunião da Comissão Especial das Causas Indígenas no dia 8d e julho deste ano, na Câmara Municipal (Foto: Juliano Almeida)
A audiência pública para discutir sobre o tema “Direitos Indígenas Urbanos” será na próxima quarta-feira (9), a partir das 9h, na Câmara Municipal de Campo Grande. O evento foi marcado por uma comissão criada recentemente, que já teve reuniões com lideranças das aldeias urbanas. Os moradores reclamam de condições precárias e falta de investimentos em saúde pública e demais áreas nas aldeias e outras comunidades.
A Comissão Especial das Causas Indígenas é presidida pelo vereador André Luís Soares, o “Prof. André” (Rede) e composta pelos parlamentares Luiza Ribeiro (PT), Alírio Villasanti, o “Coronel Villasanti” (União Brasil), José Jacinto de Luna, o “Zé da Farmácia” (Podemos) e Ademir Santana (PSDB).
Há 4 aldeias na Capital. A aldeia Água Bonita e a Tarsila do Amaral ficam na região Norte e a aldeia Darcy Ribeiro e Marçal de Souza, na região Sul. Conforme o vereador André, o objetivo do debate é dar mais espaço à população indígena de Campo Grande e ajudar na busca por seus direitos.
Além disso, a quarta-feira será o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data criada pela ONU (Organização das Nações Indígenas), em 1994.
A data é para reconhecer e homenagear a cultura e tradição dos povos indígenas, além de alertar sobre seus direitos e reafirmar as garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Magno Malta desafia Alexandre de Moraes e promete impeachment no Senado: “Põe a mão em Bolsonaro”
Leia Mais
Hugo Motta barra sessões durante recesso e frustra tentativa da oposição de aprovar apoio a Bolsonaro
Leia Mais
Com tornozeleira e sem redes sociais: veja as restrições que Bolsonaro deve cumprir por ordem de Moraes
Leia Mais
Feirão da AACC/MS terá mais de 3 mil itens por R$ 5 para arrecadar fundos em Campo Grande
Municípios