Campo Grande (MS), Sábado, 20 de Abril de 2024

SEBRAE

Em Campo Grande, Startup Day reúne mais de 50 pessoas interessadas em inovação

Público participou de programação no Living Lab, do Sebrae/MS, visando conexões e novas formas de empreender

29/05/2023

09:15

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Campo Grande é uma das 110 cidades brasileiras que recebeu no último sábado (27) o Startup Day, evento realizado pelo Sebrae junto a parceiros locais para reunir a comunidade de inovação, gerar conexões e mostrar como empreender por uma nova perspectiva. A programação reuniu um público de mais de 50 pessoas no Living Lab, laboratório de inovação aberta e prototipagem, que discutiu tendências, investimentos em negócios inovadores e conferiu o anúncio das startups vencedoras do desafio Sebrae Like a Boss.

Em Mato Grosso do Sul, o Startup Day também foi realizado em Bonito, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados e Três Lagoas, com uma programação própria voltada à inovação e visando o fortalecimento dos ecossistemas de startups. “É uma ação nacional que o Sebrae realiza, que no estado, acontece em seis cidades. O Startup Day é um evento que traz experiências de ideias disruptivas, para estimular toda a comunidade que pretende desenvolver uma ideia criativa, propiciando o surgimento de novas startups”, afirma o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

No estado, o evento é realizado pelo Sebrae/MS, por meio do Living Lab, e recebe o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Governo do Estado, via Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect).

Um dos destaques da programação na Capital foi a realização de um bate-papo com a rede de parceiros do ecossistema de inovação de Mato Grosso do Sul, que abordou oportunidades para negócios e ideias. Um dos participantes foi o reitor da UFMS e conselheiro do Sebrae/MS, Marcelo Turine, que frisou a importância de empreendedores buscarem parcerias com instituições de ensino, para o apoio no desenvolvimento de negócios inovadores.

“A universidade tem um papel fundamental na questão da geração do conhecimento científico, tecnológico e inovador. A aproximação do conhecimento das ideias com as universidades é positiva para termos uma escala de inovação, e aí conseguir mais mercado, tanto nacional como internacional. É muito bom estar aqui com o Sebrae nessa discussão, incentivando cada vez mais as empresas dos estados a serem inovadoras”, disse Turine.

Outro participante do debate, o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, também conselheiro do Sebrae/MS, destacou que as fundações de fomento têm um olhar voltado para o empreendedor inovador. “É uma conversa entre academia, governo e Fundect, que é o órgão executor que concede recursos e implementa essa nova forma de apoiar empreendimentos inovadores. É sobre também transformação. O estado está avançando muito e se posiciona hoje como um dos mais inovadores do país e esse papel do Sebrae/MS é fundamental nessa transformação e no avanço do ecossistema de inovação do Mato Grosso do Sul e dos ecossistemas dos municípios”, pontuou.

Complementando, o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, conselheiro do Sebrae/MS, mencionou a importância de políticas públicas voltadas à inovação. “Quando avaliamos o trabalho que o Sebrae vem fazendo, mapeando os ecossistemas de inovação e tentando fazer as articulações com as instituições, percebemos que temos ecossistemas em estágio inicial, e por essa razão, eventos como esse são importantes para que possamos nos conectar e permitir a articulação entre esses atores. Do ponto de vista do Governo do Estado, é importante conhecer todo esse movimento para que possamos calibrar nossas ações, entender o que é importante de fato para acelerar esse movimento e o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”.

Ainda como parte da programação, o Startup Day em Campo Grande contou com uma palestra sobre Inteligência Artificial, com discussões sobre as melhores ferramentas para os negócios e uma oficina para iniciantes sobre projetos em impressoras 3D, ocorrida no Lab Maker, ambiente do Living Lab equipado com equipamentos necessários para a construção de protótipos utilizando tecnologia.

Desafio Sebrae Like a Boss

O anúncio das startups vencedoras da Seletiva Estadual do Desafio Sebrae Like a Boss também foi feito no Startup Day na Capital. Essa competição é uma iniciativa do Sebrae voltada a startups em operação e tração, que busca impulsionar o crescimento e a inovação dessas empresas. Ao todo, oito empreendimentos de Mato Grosso do Sul estavam concorrendo e desses, foram selecionados três vencedores, que vão representar o estado na etapa nacional do desafio: “Entendeu Direito ou Quer Que Desenhe?”, “Bruaca” e “Sativart”.

No desafio, os donos das startups apresentaram pitches de até três minutos para um corpo de jurados, devendo resumir o trabalho executado pelo empreendimento, as oportunidades do negócio e objetivos futuros. Uma das participantes foi a empreendedora e pesquisadora Denise Silva, fundadora da empresa Bruaca, um negócio de impacto social de Miranda (MS) que tem como objetivo oferecer vivências e produtos culturais de comunidades tradicionais localizadas no território Pantanal Sul, reunidas em uma plataforma inovadora.

“O Bruaca Pantaneira é vitrine dos saberes e sabores das comunidades tradicionais do Pantanal Sul. O pitch é um desafio, falar o trabalho de uma vida em 3 minutos, mas a ideia é mostrar que no Pantanal tem gente com um saber ancestral único, capaz de atender os interesses do mercado, mas também de encantar o mundo, gerando renda e dignidade para as comunidades tradicionais. O ambiente de inovação está em crescimento e a gente aprende com os pares, estar nesses momentos é a oportunidade de aprender, ouvir, receber críticas e amadurecer o projeto, além de ter novas ideias”, contou a empreendedora.

As startups vencedoras da etapa estadual vão garantir participação no evento Startup Summit, que será realizado em agosto em Florianópolis (SC), com passagens, ingresso e hospedagem custeados pelo Sebrae. Os vencedores também se classificam para a fase de votação de um júri especializado, onde os empreendimentos melhor colocados irão para a grande final nacional e irão apresentar suas ideias em um palco de destaque.

Para mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae/MS, os interessados podem acessar ms.sebrae.com.br, ou entrar em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: