Campo Grande (MS), Sábado, 20 de Abril de 2024

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

Câmara sedia Conferência Municipal de Saúde e debate propostas para melhorar atendimento

24/03/2023

10:00

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

A Câmara Municipal de Campo Grande sedia nesta sexta-feira, dia 25, e amanhã, a IX Conferência Municipal de Saúde, que tem como tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Profissionais da saúde, gestores da área e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) reúnem-se nesses dois dias para discutir as dificuldades de atendimentos e propor políticas públicas que possam melhorar a saúde.

A coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Maria Auxiliadora Fortunato, afirma que a Conferência é uma oportunidade para que todos possam contribuir na construção de melhorias na saúde. “Se a pessoa reclama de falta de atendimento, de falta de médico, da estrutura das unidades então esse é o momento nosso de buscar melhorias. A Conferência é garantida na nossa Constituição dentro da política do SUS. É um dever nosso enquanto cidadão participar”, afirmou.

Para o vereador Dr. Victor Rocha, a realização da Conferência mostra a parceria da Câmara com a comunidade. “Temos a possibilidade de discutir com os usuários do Sistema Único de Saúde, com trabalhadores, prestadores de serviço e gestores, qual a saúde que queremos para Campo Grande para os próximos quatro anos”. Como presidente da Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis, o vereador participou das conferências distritais que resultaram nas propostas que serão debatidas nestes dois dias. Os vereadores Betinho, William Maksoud e vereadora Luiza Ribeiro participaram da abertura do evento.

A Conferência acontece a cada quatro anos e representantes de todas as regiões reúnem-se após as conferências distritais, conforme o secretário municipal de Saúde, Sandro Benites. “Daqui saem políticas públicas sobre o que a população de Campo Grande quer para os próximos quatro anos. É algo extremamente democrático e nada como estarmos na Casa de Leis para essa definição”, disse.

O Plenário Oliva Enciso está lotado de participantes. Hoje, a programação segue até às 17h. Amanhã, a programação será das 8h às 17h30. Do evento saem as proposições que serão levadas à 17ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para julho, em Brasília (DF).

A Conferência conta ainda com uma tenda, montada no estacionamento da Casa de Leis, para oferecer práticas integrativas complementares aos participantes. Serviços como auricoloterapia, reiki, quiropraxia e reflexologia estão sendo ofertados. “Essas práticas estão no SUS e em processo de expansão. São práticas que têm ajudado a complementar tratamentos”, afirmou Alana Galeano, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família da Sesau.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: